Na Semana da Educação para a Vida, a Escola Estadual Professor Benjamim Araújo, propõe atividades voltadas para a formação da cidadania e preparação para a vida, onde os professores apresentaram slides em Power Point, pequenos vídeos, rodas de conversas e outras atividades  sobre assuntos relativos as matérias não constantes do currículo obrigatório, tais como: Dia Nacional de Ação de Graças, Dia do doador de órgãos e de sangue, Dia de conscientização e prevenção de câncer e reforçando o amor à Pátria falando sobre o Dia da Bandeira Nacional e Dia da Proclamação da República, além da discussão sobre o  tema Consciência Negra, que mostra a necessidade de se abolir a discriminação e o preconceito, não só contra os negros, mas contra qualquer pessoa que se apresente “diferente”, seja pela cor, crença religiosa ou opção sexual.   Os temas foram escolhidos com o objetivo de despertar nos alunos a busca por uma melhor qualidade de vida, com práticas que promovam a solidariedade, a integração e façam com que os alunos reflitam sobre suas ações em relação a estes temas, que muitas vezes, são enfrentados pelos jovens e pela comunidade, cotidianamente.

 

Veja o cronograma das atividades em desenvolvimento na escola:

 

Dia da Bandeira e Proclamação da República 19/11/18/ Foto: Especialista Rosiléa A. F. Bastos.

 

Dia da Consciência Negra 20/11/18/ Foto: Especialista Rosiléa A. F. Bastos

 

Dia do Doador de Sangue e Órgãos 21/11/18/ Foto: Especialista Rosiléa A. F. Bastos

 

Dia de Ação de Graças 22/11/18/ Foto: Professor Pedro Gregório

 

Créditos texto: Especialista: Rosiléa Araújo Fernandes Bastos/ Diretor: Alexander Pereira Frade.

 

No início do ano foram realizados encontros envolvendo Professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (AEE) e Professores Tradutores e Intérpretes de Libras, juntamente com os Instrutores de Libras. Esses encontros já são tradicionalmente realizados em nossa SRE desde 2015, sendo bastante positivos os momentos de compartilhamento de experiências, estudo de legislações e esclarecimentos das principais dúvidas que envolvem a atuação desses profissionais nas escolas.

Neste ano, contamos com a participação de 25 professores do AEE, divididos em 02 Polos - Itabira e João Monlevade, no mês de abril; e de 12 intérpretes, além dos 02 instrutores de Libras, em um único encontro, realizado em João Monlevade, no mês de abril. Foram momentos ricos e importantes para que o trabalho, ao longo do ano de 2018, estivesse mais alinhado e em consonância com as legislações vigentes.

 Encontro de Professores das Salas de Recursos Multifuncionais de Itabira. Abril/2018 (Acervo pessoal)

 

Encontro dos Professores de Sala de Recursos de João Monlevade. Abril/2018. (Acervo pessoal)

Em 15 de março, foi realizada reunião com os diretores e coordenadores das escolas POLEM (Polos de Educação Múltipla) que ofertam o Ensino Médio Integral e Integrado (EMII), na sala de reuniões da SRE Nova Era. Nesse encontro foi realizada roda de conversa, onde foram discutidos o trabalho do coordenador pedagógico, a proposta pedagógica do Programa e a composição do currículo.

Além disso, durante todo o ano foram feitas visitas de monitoramento e reuniões nas escolas POLEM com diretores, coordenadores e professores para alinhamento das ações do Programa. Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho do Ensino Médio Integral e Integrado, com membros das Diretorias Pedagógica, Financeira e de Pessoal da SRE Nova Era, visando apoiar as escolas no desenvolvimento do EMII.

Quanto à Educação Integral e Integrada do Ensino Fundamental, foram feitas visitas de monitoramento in loco e em 05 de dezembro de 2018 haverá um Encontro de todas as escolas participantes para fazer um balanço do ano, compartilhar experiências e alinhar propostas para 2019.

 
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O Programa Mais Alfabetização (PMALFA) é um programa do Governo Federal que visa fortalecer e apoiar as escolas públicas, estaduais e municipais, no processo de alfabetização dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino fundamental. Tem por finalidade a prevenção ao abandono, à  reprovação e à distorção idade/ano.

Em 08 de novembro de 2018, foi realizado pela equipe da Diretoria Educacional da SRE Nova Era Encontro com Especialistas da Educação Básica e Professores Regentes das escolas que desenvolvem o Programa. No Encontro, houve apresentação da Fundamentação Legal e orientações gerais do PMALFA, roda de conversa: Discutindo o desenvolvimento do Mais Alfabetização na escola, relato de práticas exitosas e a elaboração de um Instrumento Consolidado de ações do PMALFA por escola.

Esse Encontro foi uma valiosa oportunidade para compartilhar conhecimentos e experiências, promovendo reflexões sobre a prática pedagógica, bem como alinhar as ações previstas no referido Programa, visando o fortalecimento do processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e Matemática.

 

 

Foto final do Encontro Mais Alfabetização, realizado na sala Multiuso da Escola Novaerense.

 

A Polícia Militar de Nova Era realizou no dia 18 de maio, na Quadra Poliesportiva anexa à Escola Municipal Estação Crescer, a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, para estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Padre Vidigal e Escola Municipal Estação Crescer, ambas de Nova Era. O evento contou com a participação do Tenente Coronel Fábio Barcelos de Barros, Tenente Evaldo da Silva Moreno, o Instrutor do PROERD, Sargento Luiz Cláudio Duarte Ramos, Diretoras e Professores das escolas participantes e Diretora da SRE Nova Era, Jânua Caeli Gervásio Galvão. Houve entrega de Medalhas e Certificados para as melhores redações, redigidas pelos formandos, e homenagem ao Instrutor do PROERD. Não poderia faltar também a participação do “Leão Daren” mascote do PROERD, que foi recebido com muito entusiasmo pelos formandos.

O principal objetivo do PROERD é desenvolver habilidades que permitam que os estudantes conduzam suas vidas de maneira segura e saudável, longe do uso de drogas e da violência.

 Por Irany Margarida Magalhães Lage – Analista Educacional/SRE Nova Era

 

Disponibilizado aos profissionais desde março de 2017, o Diário Escolar Digital (DED) já faz parte do cotidiano das escolas estaduais, sendo utilizado por mais de 87% dos profissionais que se cadastraram para utilizar esta ferramenta. Atualmente, 87.359 professores da rede estadual e 6.972 especialistas aderiram ao sistema, que tem por objetivo aprimorar os processos educacionais no Estado.

O Diário Escolar Digital é uma ferramenta que está sendo implantada de forma gradativa, e está aberta a colaboração de todos. Reclamações, dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o email sre.novaera.sedine@educacao.mg.gov.br.

 

Release 1.2.0

Release 1.1.18

Passo a Passo- Recuperação, Fechar e Abrir Semestre

HOTSITE

 

Comunicamos que nos dias 01/11/2017, 02/11/2017 e 03/11/2017, não haverá expediente nesta Superintendência Regional de Ensino em virtude do Dia do Servidor Público e Feriado Nacional.

 

Em 26 de outubro a Supervisora da Divisão de Atendimento Escolar/SRE Nova Era Jacqueline Magalhães Perdigão Fraga , participou da Reunião Técnica com a Equipe da Superintendência de Organização Educacional/SEE/MG, com o senhor Marco Antônio de Resende Diretor da Diretoria de Planejamento do Atendimento Escolar , para estudo das  Resoluções CEE 443/2001 e 449/2002, na Cidade Administrativa, com o objetivo de capacitar as equipes das escolas da nossa jurisdição.Confirmando mais uma vez a parceria entre a Secretaria do Estado da Educação e a Superintendência Regional de Ensino. 

Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (APD)

 

“O Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado pretende mudar a trajetória escolar dos alunos não alfabetizados inseridos nas turmas de 4º ao 9º ano, acreditando que o trabalho pautado na afetividade, no reconhecimento da história escolar e de vida do estudante, no investimento e diversificação dos procedimentos didáticos e na ampliação das possibilidades de uso da leitura e da escrita em contextos sociais significativos possibilitará atingirmos nossos objetivos”. Equipe Currículo e Formação – SEE/MG.

Foi com este propósito que a Equipe Currículo e Formação da SEE/MG enviou para todas as SRE’s e escolas o anexo I da Orientação nº 06, de 03/04/2017 SEE/SB/SIF/DIEF com as orientações para a execução do Projeto APD. As escolas foram incumbidas de enviar para as SRE’s seus projetos elaborados a partir do diagnóstico dos níveis de leitura e escrita e ainda dos conhecimentos matemáticos básicos dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em seguida, as análises das SRE’s foram encaminhadas à SEE para aprovação do professor alfabetizador, o qual seria destinado prioritariamente às escolas ofertantes de anos finais do Ensino Fundamental.

Mesmo não contando com o professor alfabetizador para execução do projeto, as escolas devem desenvolvê-lo com as outras pessoas envolvidas na escola (Diretor, Vice-Diretor, Especialista, Professor de Biblioteca, Eventual, Professores regentes de aulas e Professores da Educação Integral).

Na SRE Nova Era, nove escolas foram contempladas com os professores alfabetizadores:

- E E Antônio Linhares Guerra (Itabira)

- E E da Fazenda da Betânia (Itabira)

- E E Dona Jacy Francisca Garcia (Dionísio)

- E E Dr. Costa (Santa Maria de Itabira)

- E E Louis Ensch (João Monlevade)

- E E Padre Oswaldo de Podestá (Bela Vista de Minas)

- E E Professor Emílio Pereira de Magalhães (Itabira)

- E E Professor Manoel Soares (Itabira)

- E E Professora Palmira Morais (Itabira)

Sugestões de Atividades: 60 Lições e O Sonho de Renato 

 

Apresentação

A autorização a título precário é concedida a candidatos não habilitados para que possam lecionar, dirigir e secretariar em Escolas Públicas e Particulares, conforme Resolução CEE Nº 488, de 27 de janeiro de 2022

1. Autorização para Dirigir Unidade Escolar
2. Autorização para Secretariar
3. Autorização para Lecionar  

Observação

Não anexar aos documentos necessários quaisquer outros documentos (currículo, comprovante de endereço, certidão de casamento, etc), bem como não excluir campos dos formulários originais.

Técnico responsável: José Ricardo Silva Araújo

Contato: (31) 3861 5125

 

 

 
 
 
 
 
 
 

Alguns procedimentos e documentos são utilizados para toda a Prestação de Contas do Termo, podendo acontecer Antes das Aquisições, Durante a Execução ou no Final da Execução Financeira.

 Antes das Aquisições:

  • Apresentar o TC ao Colegiado e solicitar aprovação do Plano de Aplicação (PLANEJAMENTO) de acordo com o PLANO DE TRABALHO e atentando para a natureza do recurso (CUSTEIO/CAPITAL), devidamente registrado em Ata.

 Durante a Execução:

  • Emitir e imprimir mensalmente os extratos bancários completos da CONTA CORRENTE e APLICAÇÃO FINANCEIRA.

 Final da Execução Financeira:

  • Solicitar e proceder a devolução do recurso ou do saldo residual.
  • Fazer o Relatório de Execução Física e Financeira do Projeto.
  • Fazer a Relação de Pagamentos Efetuados ().
  • Fazer o Termo de Doação 3670/2017 e Processo de Doação 1313/2009 dos Bens de Capital, se for o caso.
  • Montar o Processo de Prestação de Contas, disponibilizá-lo para análise do Colegiado e buscar a aprovação do processo, devidamente registrado em Ata.
  • Fazer o Ofício de Encaminhamento.
 

 

  • Após a publicação preliminar dos resultados do Censo Escolar, os Estados, o Distrito Federal, os municípios e as escolas têm 30 (trinta) dias para corrigir ou completar os dados declarados.
  • É de extrema relevância que os gestores das redes de ensino atentem-se para o cumprimento dos prazos, uma vez que, em hipótese alguma, haverá qualquer tipo de alteração ou complementação dos dados informados ao Censo Escolar após o encerramento do período oficial de retificação.

É um sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar que utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de quatro cadastros de dados:

  • Cadastro de escola: abrange informações sobre infraestrutura disponível (local de funcionamento, salas, tipo de abastecimento de água e de energia elétrica, destinação do lixo, esgoto sanitário), dependências existentes (diretoria, secretaria, cozinha, tipo de sanitário, laboratórios, acessibilidade, quadra de esporte, parque infantil), equipamentos de multimídia; etapas e modalidades de escolarização oferecidas; organização do ensino fundamental; localização, dependência administrativa, mantenedora e tipo de escola privada, escolas privadas conveniadas com o poder público, entre outras.
  • Cadastro de aluno: abrange informações individualizadas sobre cada um dos alunos como: sexo, cor/raça, idade, etapa e modalidade de ensino que frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma que frequenta, utilização de transporte escolar, tipo de deficiência, entre outras.
  • Cadastro de profissional escolar em sala de aula: abrange informações individualizadas sobre os profissionais escolares que atuam em sala de aula, como sexo, cor/raça, idade, escolaridade (formação: nível e curso, instituição formadora), etapa e modalidade de ensino de exercício, turma de exercício, disciplinas que ministra, nacionalidade, função que exerce, entre outras.
  • Cadastro de turma: abrange informações sobre nome, tipo de turma (escolarização, atividade complementar, classe hospitalar, unidade de internação socioeducativa, unidade prisional, atendimento educacional especializado – AEE), horário de início e de término das aulas, modalidade, etapa, disciplinas e dias da semana em que a turma funciona.

É um sistema informatizado de levantamento de dados do Censo Escolar que utiliza ferramentas web na coleta, organização, transmissão e disseminação dos dados censitários, mediante o cruzamento de informações de quatro cadastros de dados:

  • Cadastro de escola: abrange informações sobre infraestrutura disponível (local de funcionamento, salas, tipo de abastecimento de água e de energia elétrica, destinação do lixo, esgoto sanitário), dependências existentes (diretoria, secretaria, cozinha, tipo de sanitário, laboratórios, acessibilidade, quadra de esporte, parque infantil), equipamentos de multimídia; etapas e modalidades de escolarização oferecidas; organização do ensino fundamental; localização, dependência administrativa, mantenedora e tipo de escola privada, escolas privadas conveniadas com o poder público, entre outras.
  •  Cadastro de aluno: abrange informações individualizadas sobre cada um dos alunos como: sexo, cor/raça, idade, etapa e modalidade de ensino que frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma que frequenta, utilização de transporte escolar, tipo de deficiência, entre outras.
  •  Cadastro de profissional escolar em sala de aula: abrange informações individualizadas sobre os profissionais escolares que atuam em sala de aula, como sexo, cor/raça, idade, escolaridade (formação: nível e curso, instituição formadora), etapa e modalidade de ensino de exercício, turma de exercício, disciplinas que ministra, nacionalidade, função que exerce, entre outras.
  •  Cadastro de turma: abrange informações sobre nome, tipo de turma (escolarização, atividade complementar, classe hospitalar, unidade de internação socioeducativa, unidade prisional, atendimento educacional especializado – AEE), horário de início e de término das aulas, modalidade, etapa, disciplinas e dias da semana em que a turma funciona.

  • BRASIL. Constituição Federal de 1988, artigo 208, § 3º.

  • Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nº 9.394, de 24 de dezembro de 1996.

  • Lei nº 9.448, de 14 de março de 1997, que transforma o Inep em autarquia. Alterada pela Lei nº 10.269, de 29 de agosto de 2001, que altera a denominação do órgão em Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

  •  Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

  •  Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007, que dispõe sobre o Fundeb e regulamenta a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.

  •  Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

  •  Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre o Censo Anual da Educação.

  •  Portaria nº 316, de 4 de abril de 2007, que trata das atribuições e dos responsáveis pelas informações prestadas ao Censo Escolar.

  •  Portaria nº 264, de 26 de março de 2007, que estabelece a data de referência das informações declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica Inep.

  • Portaria nº 235, de 4 de agosto de 2011, que trata do controle de qualidade do Censo Escolar.

 

 

 

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