No dia 4 de dezembro o Superintendente da SRE Nova Era, Joel, participou do lançamento do Projeto educacional ‘Ginga: Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais’.
Com foco na promoção da equidade racial, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciaram nesta quarta-feira (4/12) o projeto educacional ‘Ginga: Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais’.
Com duração de 18 meses, a expectativa é que a iniciativa impacte diretamente as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado e as cerca de 3.400 escolas da rede estadual.
O projeto abraça o cenário da rede de ensino pública, composta, majoritariamente, por estudantes autodeclarados negros ou pardos: 62,6% das matrículas das escolas estaduais. No projeto Trilhas de Futuro, o maior em formação técnica profissional da história do estado, essa média é ainda maior, atingindo 66,7% nas cinco edições.
O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, reforça que a construção de uma educação antirracista é um compromisso de toda a rede estadual, envolvendo educadores, gestores e estudantes.
“O Ginga soma-se aos esforços constantes da SEE de trabalhar a pauta antirracista nas nossas escolas. Inicialmente, será uma escola de cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado. Trata-se de uma capacitação formativa para gestores, professores e estudantes”, explicou.
Representando o MPMG, a promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-EDUC), Ana Carolina Zambom, destacou a escola como um espaço para promover mudanças na sociedade.
“Por meio de ferramentas teóricas e práticas, haverá debates em sala de aula sobre pautas antidiscriminatórias. Não podemos ser um espectador passivo desse cenário e o projeto é uma proposta de mudar uma mentalidade promovendo o debate em sala de aula entre alunos, professores e comunidades”, disse.
Saiba mais sobre o projeto acessando o site: https://www.educacao.mg.gov.br
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |