Entre os dias 31/03 e 04/04 de 2025, o Superintendente Joel e a Diretora da Diretoria Educacional da SRE Nova Era estiveram em Belo Horizonte para participar da Reunião Gerencial com Superintendentes, do 1º Encontro Gerencial de Diretores Educacionais de 2025 e do evento "Café com Prosa 2025", realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
No dia 31/03, segunda-feira, o Governo de Minas Gerais, por meio da SEE/MG, promoveu o lançamento oficial da Campanha Busca Ativa Escolar 2025 – “Lugar de Estudante é na Escola”. A iniciativa tem como objetivo principal identificar estudantes com frequência irregular e prevenir o abandono e a evasão escolar.
Uma das novidades é a parceria entre a SEE/MG e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A colaboração proporciona uma metodologia social eficaz e uma plataforma digital gratuita, que permitirá ao poder público localizar crianças e adolescentes fora da escola, além de mobilizar diferentes setores para assegurar a matrícula e a frequência escolar.
Para dar o pontapé inicial, os superintendentes regionais de ensino e diretores educacionais receberam o Guia de Implementação do Programa em Minas Gerais. O documento detalha as diretrizes para a execução da estratégia, incluindo a criação de comitês gestores intersetoriais, a articulação entre secretarias municipais e estaduais, e a utilização de uma ferramenta gratuita para o monitoramento dos casos: a Plataforma de Busca Ativa Escolar.
“É uma parceria importante que vai nos ajudar no monitoramento e na busca dos nossos estudantes para retornarem ao ambiente escolar. Só no ano passado, foram cerca de 94 mil estudantes que retornaram, e a gente monitora de perto. Agora, esse acompanhamento ficará ainda mais próximo”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Alvarenga também enfatizou a importância do acolhimento aos estudantes, aliado a investimentos em infraestrutura e em uma merenda nutritiva, como fatores essenciais para a permanência dos estudantes na escola. O governo estadual já investiu mais de R$ 1,5 bilhão nessas melhorias.
Na terça-feira, 01/04, a SEE/MG anunciou, durante o primeiro encontro gerencial de diretores educacionais de 2025, avanços para a nova etapa do Projeto Socioemocional. A iniciativa ganha reforço com a parceria do Instituto Hortense, que implementará a “Metodologia Emoção, Aprendizagem e Inteligência (EAI)” em cerca de 800 escolas mineiras com Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), além de oferecer formação para os professores.
O Projeto Socioemocional, implementado pela SEE/MG desde o ano passado, visa desenvolver habilidades socioemocionais em estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino. Os primeiros passos do projeto incluíram uma pesquisa de clima escolar e a oferta do curso de bem-estar e convivência para os professores.
A superintendente de Políticas Pedagógicas, Rosely de Lima, destacou a abrangência do programa: “Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento cognitivo, buscando a formação integral do estudante como ser humano e cidadão ativo na sociedade mineira”.
No dia 03 de abril, gestores, educadores e especialistas se reuniram em Belo Horizonte para o Café com Prosa, evento promovido pela Undime/MG em parceria com a SEE/MG. O evento teve como objetivo discutir pautas de impacto para a educação no estado.
A SEE/MG destacou a relevância do diálogo contínuo entre o Estado e os municípios para a formulação de políticas públicas educacionais eficazes. “Em Minas, estamos construindo um regime de colaboração gradativa, que privilegia o crescimento tanto do Estado quanto dos municípios”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Durante a abertura, a SEE/MG apresentou um novo documento orientador aos gestores municipais: o caderno Parceria em Ação: Iniciativas de Minas Gerais em Colaboração com os Municípios.
O material detalha todas as parcerias que podem ser estabelecidas entre o Estado e as prefeituras, entre elas: o projeto Mãos Dadas, o Pacto Mineiro pela Alfabetização, o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), o Programa Estadual de Transporte Escolar de Minas Gerais (PTE/MG), o Programa Miguilim, dentre outros. O documento orientador é uma forma de tornar a parceria ainda mais transparente e efetiva, beneficiando integralmente a rede pública de ensino.
Finalizando, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, na sexta-feira (04/04), do anúncio da ferramenta Série de Exercícios, recurso desenvolvido pelo Google em parceria com a SEE/MG. O sistema é customizado exclusivamente para atender às necessidades da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.
Iniciativa pioneira no mundo, a plataforma disponibiliza aos estudantes um ambiente de aprendizagem interativo e adaptável às necessidades de cada um. Já os professores terão acesso a ferramentas avançadas para planejar aulas, monitorar o desempenho dos estudantes e desenvolver planos de ensino baseados nas dificuldades e desafios individuais.
“Esta parceria vai fortalecer o aprendizado do aluno. Quando ele tiver uma resposta errada, a plataforma avisa e fornece um material de estudo com base no erro. Isso faz com que ele aprenda questões nas quais tem dificuldade. Este é um avanço muito importante, pois muda muito a forma de preparação de conteúdo e os professores conseguem detectar as disciplinas em que cada estudante tem dificuldade”, destacou o vice-governador Mateus Simões.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou que a parceria com o Google capacita os estudantes e melhora a dinâmica de trabalho dos professores.
“Esta é uma parceria inédita no mundo inteiro. É uma tecnologia de ponta que traz modernidade para a nossa rede de ensino”, enfatizou o secretário.
Saiba mais em:
Educação apresenta novidades da nova etapa do Projeto Socioemocional nas escolas estaduais
Governo de Minas celebra parceria com os municípios durante Café com Prosa
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |