Entre os dias 31/03 e 04/04 de 2025, o Superintendente Joel e a Diretora da Diretoria Educacional da SRE Nova Era estiveram em Belo Horizonte para participar da Reunião Gerencial com Superintendentes, do 1º Encontro Gerencial de Diretores Educacionais de 2025 e do evento "Café com Prosa 2025", realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

No dia 31/03, segunda-feira, o Governo de Minas Gerais, por meio da SEE/MG, promoveu o lançamento oficial da Campanha Busca Ativa Escolar 2025 – “Lugar de Estudante é na Escola”. A iniciativa tem como objetivo principal identificar estudantes com frequência irregular e prevenir o abandono e a evasão escolar.
Uma das novidades é a parceria entre a SEE/MG e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A colaboração proporciona uma metodologia social eficaz e uma plataforma digital gratuita, que permitirá ao poder público localizar crianças e adolescentes fora da escola, além de mobilizar diferentes setores para assegurar a matrícula e a frequência escolar.

Para dar o pontapé inicial, os superintendentes regionais de ensino e diretores educacionais receberam o Guia de Implementação do Programa em Minas Gerais. O documento detalha as diretrizes para a execução da estratégia, incluindo a criação de comitês gestores intersetoriais, a articulação entre secretarias municipais e estaduais, e a utilização de uma ferramenta gratuita para o monitoramento dos casos: a Plataforma de Busca Ativa Escolar.
“É uma parceria importante que vai nos ajudar no monitoramento e na busca dos nossos estudantes para retornarem ao ambiente escolar. Só no ano passado, foram cerca de 94 mil estudantes que retornaram, e a gente monitora de perto. Agora, esse acompanhamento ficará ainda mais próximo”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Alvarenga também enfatizou a importância do acolhimento aos estudantes, aliado a investimentos em infraestrutura e em uma merenda nutritiva, como fatores essenciais para a permanência dos estudantes na escola. O governo estadual já investiu mais de R$ 1,5 bilhão nessas melhorias.

Na terça-feira, 01/04, a SEE/MG anunciou, durante o primeiro encontro gerencial de diretores educacionais de 2025, avanços para a nova etapa do Projeto Socioemocional. A iniciativa ganha reforço com a parceria do Instituto Hortense, que implementará a “Metodologia Emoção, Aprendizagem e Inteligência (EAI)” em cerca de 800 escolas mineiras com Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), além de oferecer formação para os professores.
O Projeto Socioemocional, implementado pela SEE/MG desde o ano passado, visa desenvolver habilidades socioemocionais em estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino. Os primeiros passos do projeto incluíram uma pesquisa de clima escolar e a oferta do curso de bem-estar e convivência para os professores.
A superintendente de Políticas Pedagógicas, Rosely de Lima, destacou a abrangência do programa: “Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento cognitivo, buscando a formação integral do estudante como ser humano e cidadão ativo na sociedade mineira”.

No dia 03 de abril, gestores, educadores e especialistas se reuniram em Belo Horizonte para o Café com Prosa, evento promovido pela Undime/MG em parceria com a SEE/MG. O evento teve como objetivo discutir pautas de impacto para a educação no estado.
A SEE/MG destacou a relevância do diálogo contínuo entre o Estado e os municípios para a formulação de políticas públicas educacionais eficazes. “Em Minas, estamos construindo um regime de colaboração gradativa, que privilegia o crescimento tanto do Estado quanto dos municípios”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Durante a abertura, a SEE/MG apresentou um novo documento orientador aos gestores municipais: o caderno Parceria em Ação: Iniciativas de Minas Gerais em Colaboração com os Municípios.
O material detalha todas as parcerias que podem ser estabelecidas entre o Estado e as prefeituras, entre elas: o projeto Mãos Dadas, o Pacto Mineiro pela Alfabetização, o Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), o Programa Estadual de Transporte Escolar de Minas Gerais (PTE/MG), o Programa Miguilim, dentre outros. O documento orientador é uma forma de tornar a parceria ainda mais transparente e efetiva, beneficiando integralmente a rede pública de ensino.

Finalizando, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, na sexta-feira (04/04), do anúncio da ferramenta Série de Exercícios, recurso desenvolvido pelo Google em parceria com a SEE/MG. O sistema é customizado exclusivamente para atender às necessidades da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.
Iniciativa pioneira no mundo, a plataforma disponibiliza aos estudantes um ambiente de aprendizagem interativo e adaptável às necessidades de cada um. Já os professores terão acesso a ferramentas avançadas para planejar aulas, monitorar o desempenho dos estudantes e desenvolver planos de ensino baseados nas dificuldades e desafios individuais.
“Esta parceria vai fortalecer o aprendizado do aluno. Quando ele tiver uma resposta errada, a plataforma avisa e fornece um material de estudo com base no erro. Isso faz com que ele aprenda questões nas quais tem dificuldade. Este é um avanço muito importante, pois muda muito a forma de preparação de conteúdo e os professores conseguem detectar as disciplinas em que cada estudante tem dificuldade”, destacou o vice-governador Mateus Simões.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, ressaltou que a parceria com o Google capacita os estudantes e melhora a dinâmica de trabalho dos professores.
“Esta é uma parceria inédita no mundo inteiro. É uma tecnologia de ponta que traz modernidade para a nossa rede de ensino”, enfatizou o secretário.

 

Saiba mais em:

Educação apresenta novidades da nova etapa do Projeto Socioemocional nas escolas estaduais

Governo de Minas celebra parceria com os municípios durante Café com Prosa

Educação lança oficialmente Campanha de Busca Ativa Escolar 2025 para localizar estudantes infrequentes 

Governo de Minas anuncia ferramenta de exercícios inédita para estudantes e educadores da rede pública estadual de ensino

 

 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br