As Escolas Estaduais jurisdicionadas à SRE Nova Era estão passando por um período de renovação, aplicando melhorias a fim de garantir um ambiente escolar seguro, agradável e acolhedor, para receber os alunos(as), professores(as) e equipe escolar, no volta às aulas, que já se inicia na próxima segunda-feira (05/02/2024).

Cada vez mais conscientes da importância do ambiente escolar para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, as Escolas estão investindo nas ações para garantir um ambiente agradável, organizado e tecnológico. Além disso, se preocupando com as medidas de segurança e higiene, que são prioridade para assegurar a saúde e bem-estar de todos.

Através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o governo de Minas tem realizado uma série de intervenções nas estruturas dos prédios escolares. Essas melhorias incluem várias obras, reformas e ações pontuais, que se tornam necessárias, principalmente durante o período de chuvas.

Ao todo, em 2023, foram concluídas obras e reformas em seis Escolas Estaduais jurisdicionadas à SRE Nova Era. E quinze Escolas estão com obras em andamento neste ano (2024).

Ações das Escolas

A Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá, do Município de Bela Vista de Minas, está garantindo a limpeza e organização para receber os demais servidores e estudantes no início do ano letivo. Além de que, fizeram aquisições importantes para garantir o conforto e segurança de seus alunos e equipe escolar. Segundo Débora Cristiane Silva de Mattos, Vice-diretora da Escola: “a aquisição de cortinas para as salas trouxeram mais conforto aos ambiente.”

No Município de Ferros, na Escola Estadual Ponciano Pereira da Costa, os servidores estão em preparação e cuidado da horta escolar, para plantio; limpeza geral da área externa e cuidados com o jardim da escola; limpeza e organização da sala de aula; limpeza e organização da cantina da Escola. No CESEC Professor Julio de Carvalho, a diretora, Tereza Cristina Almeida Silveira, afirma: “Estamos preparando o ambiente escolar com muito carinho e segurança para acolher nossos servidores e estudantes em 2024.” Já a Escola Estadual Leopoldina Barros Drumond está concluindo algumas reformas, e conta com ambientes novos para acolher seus estudantes e equipe.

A Escola Estadual Professor Manoel Soares, do Município de Itabira, está em processo reforma e ampliação do refeitório; reforma da cozinha e dispensa; e pequenos reparos de substituição de cerâmicas e vidros quebrados da Escola. Foram concluídos a pintura do muro da fachada, e construção do muro do entorno da Escola. Também do Município de Itabira, os Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs) da Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, se emprenharam na limpeza, conservação do prédio e cuidado com o jardim da Escola.

As Escolas Estaduais do Município de João Monlevade também contam com ambientes de qualidade para resguardar o bem estar e conforto dos alunos: A Escola Estadual Doutor Geraldo Parreiras conta com banheiros e cozinha reformada, pátio amplo e quadra coberta para receber os alunos. Já a Escola Estadual João XXIII, está realizando pequenos reparos no playground e quadra poliesportiva; além de troca de vidros; limpeza dos espaços escolares (corredores, quadras, cadeiras, carteiras, entre outros); instalação de alfabetos nas salas; e retoques na pintura da escola, de acordo com Thales Henrique, Vice-diretor da Escola.

No Município de Passabém, a Escola Estadual Luíza dos Santos Ferreira, conta com corredores pintados com mosaicos e quadros de ornamentação; escaninhos com identificação/nome de cada estudante; salas de aula equipadas com computadores, data show e lousas; cozinha equipada com lava-louças; e àrea de convivência com ombrelone, mesas e bancos de cimento. Além de fornecerem kit de materiais escolares para cada estudante.

A Escola Estadual Vicente de Paula Fraga, do Distrito de Vargem Linda, Município de São Domingos do Prata, está equipada com quadros brancos e data show em todas as salas de aula. E a Escola Estadual Marques Afonso, também do Município de São Domingos do Prata, está se empenhando na limpeza geral, capina e cuidado com o jardim. De acordo com Valquíria Marques de Castro, Diretora da Escola, foi realizado o plantio de grama em mais uma área de convivência.

No Município de Santa Maria de Itabira, a Escola Estadual Doutor Costa está linda com seu jardim, cuidado pelos servidores ASBs, que estão realizando todo trabalho de organização e manutenção do prédio. O Diretor, Weder Mamedes Ferreira, manifesta seus agradecimentos a sua equipe: “Nossos agradecimentos aos (às) ASBs que realizaram a limpeza e a manutenção dos espaços para o retorno das aulas. Desempenharam o trabalho com maestria e dedicação.”

Essas intervenções realizadas nas escolas são de extrema importância para garantir um espaço seguro e adequado para os alunos e funcionários, criando um ambiente propício para o ensino e aprendizagem.