As aulas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais iniciaram, para aproximadamente 2 milhões de alunos, nessa quinta-feira, 07 de fevereiro de 2019. Na jurisdição da SRE Nova Era, são 61 escolas e aproximadamente 33 mil estudantes que começaram o ano letivo.
|
De acordo com a Secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna, para que haja aprendizagem para todos os estudantes é preciso garantir a trajetória escolar de cada um deles, com um olhar atento a todos os fatores que impactam diretamente nessa trajetória, como a frequência, a distorção ano/idade/série, a evasão e a retenção. A análise e reflexão sobre esses fatores ajudará no fomento de políticas públicas, que visam garantir a todos os estudantes o acesso e a permanência na escola, para efetiva aprendizagem.
Ainda segundo a Secretária Júlia Sant’Anna, 2019 será um ano de transição, dedicado à implementação do Currículo Referência de Minas Gerais, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, com foco na formação de professores, reelaboração dos Projetos Pedagógicos das Escolas e revisão dos processos de avaliação. Outra ação importante do ano será a elaboração do Currículo do Ensino Médio. Momentos coletivos de discussão sobre a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular serão oportunizados nas escolas, para que possa ser delineado o Ensino Médio almejado para os estudantes da Rede Estadual de Ensino.
Nesse primeiro dia, a SRE Nova Era visitou a E.E. Nossa Senhora de Fátima. Os estudantes foram recebidos com lindos painéis preparados pelos professores.
Desejamos a todos um ano de realizações, visando sempre garantir o direito de aprendizagem a todos os estudantes!
Cartazes de boas-vindas da EE Nossa Sra de Fátima, em Nova Era. |
Cartazes de boas-vindas da EE Nossa Sra de Fátima, em Nova Era. |
Márcia A. de Araújo, Diretora da EE Nossa Sra de Fátima, Fabiana V. de Carvalho, Professora da EE Nossa Sra de Fátima, e Jânua C. Gervásio Galvão, Diretora da SRE Nova Era |
Texto: Analista Educacional - Eloá Pereira Martins da Costa.