Os Chromebooks são os dispositivos mais utilizados em educação no mundo. 

Trata-se de um computador projetado para ajudar na realização de tarefas de modo mais rápido e fácil. Eles executam o ChromeOS, um sistema operacional que tem armazenamento em nuvem, com acesso às ferramentas do Google Workspace for Education, como o Docs, o Sheets e o Meet. Além disso, tem diversas camadas de segurança, como o Sandbox - para proteger contra páginas infectadas, a inicialização verificada automática de malwares e a criptografia de dados, por exemplo.  

Essa ferramenta tecnológica vai auxiliar o trabalho do professor, facilitando o planejamento das aulas e agilizando o acesso aos sistemas de gestão escolar, como por exemplo o Diário Escolar Digital (DED). O equipamento também vai ajudar na prática pedagógica do professor, ampliando as possibilidades tecnológicas de pesquisa e ensino.

Os aparelhos estarão configurados com um sistema de acesso único a cada professor, por meio do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais.

O Chromebook possui também recursos de acessibilidade (lente de aumento), modo de alto contraste, conversão de texto em voz (ChromeVox), inicialização rápida, o que agiliza o uso durante a aula; softwares seguros e atualizados automaticamente, entre outras funcionalidades.

Nesta ação, realizada por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), em parceria com o Google, os equipamentos serão cedidos aos profissionais com acesso liberado a serviços on-line de todas as ferramentas do Google Workspace for Education.

O Patrimônio será responsável pela entrega dos equipamentos e o NTE será responsável pela orientação de aprovisionamento e suporte aos equipamentos.

Links úteis:

1 - Recebimento e Aprovisionamento

2 - Aprovisionamento, Utilização, Dicas e Suporte

 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br