A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) inicia neste mês de fevereiro de 2024 uma pesquisa de avaliação do clima escolar da rede estadual de ensino, para ouvir estudantes, professores e gestores. A pesquisa faz parte do Projeto Socioemocional, iniciativa inédita, anunciada neste mês pelo Governo de Minas, para captar as percepções e opiniões da comunidade escolar sobre a convivência, as relações interpessoais, as condições de aprendizagem e sobre o ambiente geral da escola. 

Para esta pesquisa de escuta sobre o clima escolar, tanto os estudantes, quanto os professores, podem decidir se desejam participar, sendo voluntária sua adesão. Mas a SEE/MG ressalta que a colaboração de todos será fundamental e irá contribuir para o conhecimento da realidade e consequentemente com melhoria  das condições  de trabalho e da aprendizagem nas escolas da rede. 

 

Memorando-Circular nº 28/2024/SEE/SB - ORIENTAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais encaminha a Pesquisa de Clima Escolar para dar início às atividades relacionadas às ações de fortalecimento do atendimento socioemocional na rede estadual de Minas Gerais. O objetivo da pesquisa é captar percepções e opiniões dos diversos membros da comunidade escolar sobre a convivência escolar, as relações interpessoais, as condições de aprendizagem e sobre o ambiente geral da escola.

O público da pesquisa: o gestor escolar, as equipes docentes e os estudantes.  

Período da Pesquisa de Clima Escolar:  08/02/2024 a 29/02/2024

 

 Atentar para os três formulários distintos, conforme o (a) respondente:

 

 

  • Formulário Professores: destinado aos professores das escolas públicas estaduais das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências ou Biologia, História e Educação Física; aos professores Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC) e escolas estaduais que atendem as Unidades Socioeducativas e Prisionais.

 

  • Formulário Estudantes: destinado para os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental e estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. 

 

Todas as escolas devem se organizar para designar um servidor responsável dentro da instituição, encarregado de compartilhar o link do questionário, orientar os estudantes, incentivá-los a preencher o formulário e acompanhar o processo, abstendo-se de qualquer forma de interferência direta ou influência sobre os participantes ou os resultados, garantindo assim a integridade e imparcialidade da coleta de dados.

 

 

 

 

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