Sabe-se que é de fundamental importância que o professor, a partir de uma perspectiva pedagógica participativa, encaminhe o processo avaliativo de forma dialógica, pois a aquisição da aprendizagem poderá ser melhor entendida por meio de um diálogo formativo, que possibilite que professor e aluno sejam agentes construtores e reconstrutores do processo ensino-aprendizagem, a partir de cada experiência vivida no decorrer da prática avaliativa. Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
O professor da disciplina "Noções de Microbiologia e Parasitologia", Reginaldo Melo, do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, da E. E. Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro, de Itabira, vem ministrando aulas na qual ensina aos alunos da turma I e II do curso, a maneira correta de se comportar em um seminário, como utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais, e também de se inteirar de todos os seus elementos constitutivos.
O assunto escolhido para exibição e avaliação foi “Vírus e Bactérias”, que se encaixa na matéria lecionada.
