ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE – SALA DE RECURSOS 

Caracteriza-se como um atendimento educacional especializado que visa à complementação do atendimento educacional comum, no contraturno de escolarização, para alunos com quadros de deficiências ou transtorno do espectro autista (TEA); e à suplementação para os alunos com altas habilidades/superdotação. Para este atendimento, o aluno deve estar com matrícula ativa, em escola estadual, municipal ou particular, em quaisquer dos níveis de ensino. 

O AEE não deve ser confundido com uma mera aula de reforço, com atendimento clínico, tampouco, com um espaço de socialização. Sua finalidade é promover o desenvolvimento da cognição e metacognição, atividades de enriquecimento curricular, ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologias assistivas. Caracteriza-se como um atendimento imprescindível e necessário ao desenvolvimento de suas condições de acessibilidade e de percurso escolar, devendo considerar as necessidades específicas, de cada aluno, de forma a prever acesso, participação e interação nas atividades escolares.

O Professor de Sala de Recursos pode atender de 8 a 20 alunos, individualmente ou em pequenos grupos compostos por necessidades educacionais semelhantes, em módulos de 50 minutos até 02 horas por dia. A frequência será definida de acordo com o Plano de Atendimento Educacional Especializado – PAEE e pressupõe uma integração com os profissionais do ensino regular. 

A Sala de Recursos requer disponibilidade do professor nos dois turnos de atendimento; portanto, um cronograma deve ser elaborado a fim de que nenhum aluno fique sem o Atendimento Educacional Especializado.

 

APRESENTAÇÃO

Definida como uma modalidade de ensino que  perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, a Educação Especial tem como objetivos a disponibilização de recursos e serviços de acessibilidade, a formação de professores e o oferecimento do Atendimento Educacional Especializado - AEE.

A Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva parte do princípio de que todos têm o direito de acesso ao conhecimento sem nenhuma forma de discriminação. Assim, a política educacional inclusiva da rede pública estadual de educação é orientada pelo reconhecimento deste direito, respeito à individualidade e valorização da diversidade. 

O AEE deve integrar a Proposta Político-Pedagógica da escola, envolvendo a participação da família e de todos na escola para garantir o acesso, o percurso e a efetiva participação dos estudantes. Nesta perspectiva democrática e inclusiva no âmbito educacional, os alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, têm o direito à matrícula em escolas próximas a sua residência e com melhor acessibilidade, a fim de participarem de todas as ações desenvolvidas na escola.

Na rede estadual mineira, os alunos podem ser atendidos por Profissionais de Apoio (Professor de Apoio à Comunicação, Linguagens e Tecnologias Assistivas, Intérpretes de Libras, Guia-Intérprete, ASB) e devem ser atendidos nas Salas de Recursos.

Para mais informações, clique nos links abaixo: 


ESCOLAS INTEGRANTES

Atualmente, 49, das 55 escolas sob jurisdição da SRE Nova Era, atendem estudantes público da Educação Especial, para os quais são contratados profissionais de apoio.

Contamos com 18 Salas de Recursos autorizadas, situadas nos municípios jurisdicionados, para o Atendimento Educacional Especializado. 


FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

RESOLUÇÃO 4256.2020_SEE - Diretrizes AEE


ORIENTAÇÕES

 

CREI - Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva

 


RESPONSÁVEL:

Renata Pires Barbosa

 

 

CONTATOS

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(31) 3861-5113/ 3861-5102

 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
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