O Reforço Escolar é um programa que visa fortalecer as habilidades e competências que ainda precisam ser trabalhadas, para que haja consolidação das aprendizagens, proporcionando um trabalho pedagógico mais individualizado e direcionado, prezando por novas práticas pedagógicas em que haja maior interação e protagonismos dos alunos contemplados.

O Memorando-Circular nº 5/2022/SEE/SPP, de 04 de março de 2022, estabelece os anos de escolaridade contemplados pelo Reforço Escolar 2022, bem como a organização do atendimento, o público-alvo e as operacionalizações para as enturmações.

Em 2022, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais possibilita 3 entradas no programa ao longo do ano. A primeira ocorreu em março, as outras duas estão previstas para julho e setembro. Em cada entrada, a Secretaria de Educação disponibiliza as escolas que foram contempladas com o programa e, a partir da contemplação, cada escola realiza a enturmação de acordo com os números mínimo e máximo de alunos estabelecidos pela resolução e de acordo com a turma autorizada na instituição.

A Secretara de Educação ainda disponibilizou, como forma de subsidiar os trabalhos nas instituições, as “Diretrizes Metodológicas” para o Reforço Escolar 2022, um instrumento que visa subsidiar os trabalhos pedagógicos durante o ano de 2022.

 

DOCUMENTOS IMPORTENTES:

Diretrizes Metodológicas para o Reforço Escolar 2022

Documento Orientador do Reforço Escolar

Memorando-Circular nº 5/2022/SEE/SPP, de 04 de março de 2022

 

ANALISTA RESPONSÁVEL:

Ana Carolina Rodrigues

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A partir de 2022 começou a implementação gradual do Novo Ensino Médio, prevista pela Lei Federal nº 13.415/2017, que trará mudanças na carga horária e na organização curricular de escolas das redes de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. As transformações na estrutura do Ensino Médio tem como objetivo incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando suas aptidões e interesses.

Na escola, o aluno encontrará um espaço de diálogo e orientação para desenvolver suas capacidades e avaliar suas possibilidades. As instituições de ensino fornecerão esse espaço de reflexão durante as aulas do Projeto de Vida, quando os estudantes poderão compreender como melhor explorar suas potencialidades dentro do Novo Ensino Médio, além de planejar seu futuro profissional e/ou acadêmico.

Dessa maneira, pretende-se atender às expectativas dos jovens estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecer seu interesse pelo estudo, melhorando índices de permanência na escola e resultados da aprendizagem.

A proposta do Novo Ensino Médio é que o jovem conecte o que ele aprende na escola com interesses pessoais e profissionais.   A expectativa é que o Novo Ensino Médio prepare o jovem para os desafios da vida em sociedade, para torná-lo consciente de suas ações no mundo.  O Novo Ensino Médio será composto por dois conjuntos de aprendizagens: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos (IFs).

A FGB é o conjunto de aprendizagens comuns e obrigatórias a todos os estudantes. Ela será organizada em quatro áreas do conhecimento, cada qual com um conjunto dcomponentes curriculares que todos os estudantes irão cursar: Arte, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Educação Física formam a área de Linguagens e suas Tecnologias; Química, Física e Biologia compõem a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. História, Geografia, Sociologia e Filosofia formam a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e, por fim, o componente de Matemática compõe a área de Matemática e suas Tecnologias.

Os Itinerários Formativos são o conjunto de 4(quatro) unidades curriculares: Projeto de Vida , que engloba o componente Projeto de Vida, Eletivas , que engloba as duas eletivas de escolha da escola ou do estudante a partir do Catálogo de Eletivas 2023, Preparação para o Mundo do Trabalho, que engloba os componentes Introdução ao Mundo do Trabalho e Tecnologia e Inovação, Aprofundamento nas áreas do conhecimento, que engloba componentes vinculados às áreas do conhecimento da Formação Geral Básica (nesta Unidade, cada escola deve apresentar ao alunos 4 componentes respectivos a 1 área da FBG no 1º ano e no 2º ano cada aluno escolhe o seu próprio percurso formativo efetivando a área que deseja se aprofundar).

A principal ideia pedagógica do Novo Ensino Médio, mediada pela Coordenação, é a garantia da indissociabilidade entre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Essa relação visa garantir na aplicação da vida social dos alunos as habilidades desenvolvidas nos componentes da Formação Geral Básica.

Carga horária 

Além das mudanças na estrutura curricular, o Novo Ensino Médio também estabelece a ampliação da carga horária mínima do estudante na escola, que passará de 800 horas para 1000 horas anuais. Dessa forma, o Ensino Médio passa a ter um total de 3 mil horas ao longo dos três anos, sendo 1.800 destinadas para a Formação Geral Básica e 1200 para a realização dos Itinerários Formativos.

Componentes Curriculares

Os Componentes Curriculares não vão ser mais individuais. Os conteúdos devem ser divididos em áreas de conhecimento, como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio. São elas:

Linguagens e suas tecnologias;

Matemática e suas tecnologias;

Ciências da natureza e suas tecnologias;

Ciências humanas e sociais aplicadas;

Essas categorias vão abranger o Português, Matemática, Geografia, Biologia, Química, História, Sociologia, Filosofia, Arte, Educação Física e Inglês. Nenhuma das disciplinas vão ser excluídas do currículo. Porém, somente a Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórias nos três anos do Ensino Médio.

 

Acesse abaixo alguns documentos normativos e orientações importantes sobre o Novo Ensino Médio:

 

Caderno Pedagógico Itinerário Formativo

 

Resolução 4.777/2022

Estabelece as organizações curriculares no âmbito do Novo Ensino Médio para as escolas regulares, a EJA, o Ensino Médio em Tempo Integral, Ensino Médio Noturno, Turmas de Correção de Fluxo, Escolas do Campo com Pedagogia da Alternância as Escolas Indígenas as modalidades

 

Currículo Referência de Minas Gerais Ensino Médio

Currículo de Minas construído a partir da Base Nacional Comum Curricular e que já contempla a nova organização do Ensino Médio, trazendo conjuntos e habilidade da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos.

 

Catálogo de Eletivas 2023

Na rede estadual de Minas Gerais, há um Catálogo de Eletivas disponível para as escolas para que cada unidade/estudante possa escolher os seus arranjos curriculares.

 

Diretrizes para implementação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento para o 2º ano do ensino médio

Em 2023, cada aluno escolheu no ano anterior o seu percurso formativo nas áreas do conhecimento. O documento nos dá orientações para os processos de escolhas e da organização curricular de cada unidade de ensino. 

 

DOCUMENTO ORIENTADOR COORDENAÇÃO NOVO ENSINO MÉDIO 2023

O documento dispõe sobre a atuação dos Coordenadores do Novo Ensino Médio. Em 2023, cada unidade escolar tem o direito a ter uma pessoa na coordenação por turno de oferta do Novo Ensino Médio.

 

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CONTATOS: 3861-5102 / 5113

 

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é um programa do Governo Federal do Brasil que tem por objetivo principal avaliar e distribuir livros didáticos, pedagógicos e literários, de forma universal e gratuita, às escolas públicas das redes de ensino básico e também às instituições de educação infantil sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

Confira, nos links a seguir, informações sobre livro didático:

 

INFORMES 2021 

 

RESPONSÁVEIS:

Vilma Imaculada de Souza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br  
Ivani Martins Carvalho - ivani.martins @educacao.mg.gov.br
 

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APRESENTAÇÃO

Os Jogos Escolares de Minas Gerais, JEMG, tratam-se de um importante Programa esportivo-social de Minas Gerais, fazendo parte do Programa Estruturador do Governo do Estado.

Os Jogos dizem respeito a uma competição esportiva-educacional, refletindo numa ferramenta pedagógica que preza pela prática esportiva escolar e construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais, de modo educativo e democrático.

O envolvimento do JEMG atua como um canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Tal prática contribui para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.

Para mais informações, clique nos links a seguir:

 

TÉCNICO EDUCACIONAL RESPONSÁVEL

Vilma Imaculada de Souza

CONTATOS

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(31) 3861-5125

 

APRESENTAÇÃO

O Projeto Elevação da Escolaridade-Metodologia Telessala Minas Gerais é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Fundação Roberto Marinho. Esse projeto tem como eixo principal a formação, acompanhamento pedagógico dos professores e a oferta de metodologia diferenciada, buscando garantir a continuidade do percurso escolar dos jovens entre 15 e 17 anos em distorção idade/ano de escolaridade que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

As turmas de elevação da escolaridade são orientadas por práticas pedagógicas que valorizam as habilidades e competências já desenvolvidas pelo estudante, articuladas com os conhecimentos escolares, de forma colaborativa, inovadora e criativa. A Metodologia das Telessalas dá suporte às ações docentes por meio de utilização de materiais educativos diversificados. Ela possibilita a construção de tempos e espaços escolares flexíveis, em que os estudantes são convidados a serem protagonistas do seu processo de formação. As turmas para desenvolvimento desse projeto devem ter no mínimo 15 e, no máximo, 25 alunos de 6º ao 9º ano que serão organizados numa mesma turma para efeito de conclusão do Ensino Fundamental.

Síntese do livro Incluir para Transformar - Metodologia Telessala em cinco movimentos, Fundação Roberto Marinho.

 

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Resolução nº 2.957/2016 - Dispõe sobre a implantação do Projeto "Elevação da Escolaridade - Metodologia Telessala Minas Gerais" para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Clique aqui para se inteirar.

 

ANALISTA EDUCACIONAL RESPONSÁVEL

Maria Jane Costa Lima Monteiro de Assis

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