ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE – SALA DE RECURSOS 

Caracteriza-se como um atendimento educacional especializado que visa à complementação do atendimento educacional comum, no contraturno de escolarização, para alunos com quadros de deficiências ou transtorno do espectro autista (TEA); e à suplementação para os alunos com altas habilidades/superdotação. Para este atendimento, o aluno deve estar com matrícula ativa, em escola estadual, municipal ou particular, em quaisquer dos níveis de ensino. 

O AEE não deve ser confundido com uma mera aula de reforço, com atendimento clínico, tampouco, com um espaço de socialização. Sua finalidade é promover o desenvolvimento da cognição e metacognição, atividades de enriquecimento curricular, ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologias assistivas. Caracteriza-se como um atendimento imprescindível e necessário ao desenvolvimento de suas condições de acessibilidade e de percurso escolar, devendo considerar as necessidades específicas, de cada aluno, de forma a prever acesso, participação e interação nas atividades escolares.

O Professor de Sala de Recursos pode atender de 8 a 20 alunos, individualmente ou em pequenos grupos compostos por necessidades educacionais semelhantes, em módulos de 50 minutos até 02 horas por dia. A frequência será definida de acordo com o Plano de Atendimento Educacional Especializado – PAEE e pressupõe uma integração com os profissionais do ensino regular. 

A Sala de Recursos requer disponibilidade do professor nos dois turnos de atendimento; portanto, um cronograma deve ser elaborado a fim de que nenhum aluno fique sem o Atendimento Educacional Especializado.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br