1 – Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistiva (ACLTA:

O Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas (ACLTA) tem a função de apoiar o processo pedagógico de escolarização do estudante com disfunção neuromotora grave, deficiência múltipla ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculado na escola comum, sendo autorizado 1 (um) professor para até 3 (três) estudantes matriculados no mesmo ano de escolaridade e frequentes na mesma turma. (Art. 27, da Resolução 4256/2020)

Nos casos em que houver na escola apenas uma turma para o ano de escolaridade, o Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas poderá atender mais de três estudantes. (§ 1º, Art. 27, da Resolução 4256/2020)

Para atuar no atendimento, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais da docência e capacitação específica na área da deficiência que irá atuar.

2 – Tradutor e Intérprete de Libras (TILS):

O intérprete educacional é aquele que ocupa o cargo de professor na função de Tradutor e Intérprete de Libras na escola comum e tem a função de mediar a comunicação entre os usuários de Língua de Sinais e os de Língua Oral no contexto escolar, traduzindo/interpretando as aulas, com o objetivo de assegurar o acesso dos surdos à educação. (Art. 27 da Resolução 4256/2020)

Um mesmo Intérprete poderá atender de 01 a 15 estudantes, agrupados na mesma turma.O Intérprete deve ser fiel à informação passada, não omitindo nem acrescentando nenhuma fala ao diálogo estabelecido entre o ouvinte e o aluno surdo.

A alfabetização em Libras, bem como outras habilidades, serão trabalhadas na Sala de Recursos.

Para atuar como Intérprete de Libras, na rede estadual de ensino, o candidato deve se submeter a uma avaliação feita pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS-BH.

Para tanto, o candidato deve preencher o formulário abaixo e enviar preenchido, assinado e escaneado em formato PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

3 – Guia-Intérprete:

O Guia-Intérprete é aquele que ocupa o cargo de professor e exerce a função de mediador comunicativo do estudante surdocego, transmitindo-lhe todas as informações de modo fidedigno e compreensível, assegurando-lhe o acesso aos ambientes da escola. Será autorizado 1 (um) Guia-Intérprete para cada estudante surdocego. (Art.30 da Resolução 4256/2020)

4 – Auxiliar de Serviços da Educação Básica – ASB:

Para atender aos alunos que têm necessidade de auxílio à alimentação, higiene e locomoção,  escola terá direito a designar um ASB (além do comporta), quando necessário, conforme previsto na Resolução de Quadro de Pessoal.

Ressaltamos que as funções do profissional, nessas condições, são as mesmas atribuídas aos demais funcionários que ocupam o mesmo cargo na escola, exceto nos horários específicos de atendimento aos alunos que necessitam de auxílio para alimentação, higiene e locomoção.

Atenção! É necessário autorização da Equipe do Serviço Apoio à Inclusão (SAI/SRE Nova Era) para todas as solicitações acima descritas. 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br