APRESENTAÇÃO

A Superintendência Regional de Ensino Nova Era, divulga as novas cartilhas “CARDÁPIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR”, atualizadas pela equipe técnica de nutricionistas da SEE MG.

São quatro cartilhas diferenciadas pela modalidade de ensino, atendendo aos parâmetros nutricionais indicados pela legislação vigente - Resolução FNDE/CD nº 26/2013.CARDÁPIOS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – CRECHE, acompanhado do OFÍCIO CIRCULAR SIN Nº 01/2014.


As mesmas têm sido utilizadas desde o ano de 2014 e os cardápios devem ser organizados a partir das orientações nos documentos anexos, com acompanhamento sistemático de sua execução. É de fundamental importância que ações inovadoras para garantir o cumprimento do objetivo proposto pelo PROGRAMA sejam discutidas e definidas por toda a equipe. 

A nova cartilha de capa vermelha contém 75 opções de cardápio, promovendo uma alimentação variada e equilibrada (Anexo I – Matriz de planejamento de cardápios), estimulando o consumo de frutas e hortaliças e baixos teores de sal/sódio, gordura e açúcar. Portanto é imprescindível o cuidado para esta orientação. Recomendamos a leitura atenta de todo o material disponibilizado pela SEE/SRE Nova Era, junto à equipe responsável pela execução deste programa.

LEGISLAÇÃO

Resolução CD/FNDE nº 26/2013

Lei nº 18.372 setembro de 2009

ANALISTA EDUCACIONAL RESPONSÁVEL

Eloá Pereira Martins da Costa

CONTATOS

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(31) 3861-5102

APRESENTAÇÃO

Implementa as diretrizes e orientações curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para garantir o acesso, a permanência, a organização do trabalho escolar, a aprendizagem e a convivência democrática.

 

ESCOLAS ESTADUAIS DE ANOS INICIAIS

 

  • MUNICÍPIO: Bela Vista de Minas

          Escola Estadual Adelina da Conceição Mendes

 

  • MUNICÍPIO: Dionísio

          Escola Estadual Dona Jacy Francisca Garcia

 

  • MUNICÍPIO: Ferros

          Escola Estadual Leopoldina Barros Drumond

          Escola Estadual Ponciano Pereira da Costa

          Escola Estadual Silveira Drumond

 

  • MUNICÍPIO: Itabira

          Escola Estadual Antônio Martins Pereira

          Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira

          Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca

          Escola Estadual Major Lage

          Escola Estadual Professor Manoel Soares

          Escola Estadual Professora Palmira de Morais

 

  • MUNICÍPIO: João Monlevade

          Escola Estadual Antônio Papini

          Escola Estadual do Bairro Laranjeiras

          Escola Estadual João XXIII

          Escola Estadual Antônio Loureiro Sobrinho

          Escola Estadual Rúmia Maluf

 

  • MUNICÍPIO: Rio Piracicaba

          Escola Estadual Antonino Ferreira Mendes

          Escola Estadual Marinho Silva

 

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

- Resolução CNE/CEB nº 07 de 14/12/2010 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos a serem observadas na organização curricular dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares;

- Ofício nº 1273/2010;

- Caderno de Boas Práticas dos Professores Alfabetizadores - Apresenta boas práticas com enfoque pedagógico apontadas e implementadas por professores alfabetizadores que alcançaram bons resultados na aprendizagem e nas avaliações dos alunos;

- Resolução SEE 2197 - Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências;

- Ofício Circular 211/2014 - Orienta sobre a operacionalização da progressão parcial, dos estudos independentes de outros dispositivos previstos na Resolução SEE nº 2197/2012.

 

ANALISTAS EDUCACIONAIS RESPONSÁVEIS

Maria Jane Costa Lima Monteiro

CONTATOS

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(31) 3861-5102

APRESENTAÇÃO

Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos já adquiridos em novos contextos. Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.

ESCOLAS ESTADUAIS DE ANOS FINAIS

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Resolução SEE N.º 2197/2012 Art. 27- O Ensino Fundamental, etapa de escolarização obrigatória, deve comprometer-se com uma educação com qualidade social e garantir ao educando:
I- o desenvolvimento da capacidade de aprender, com pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 
III- a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores, como instrumentos para uma visão crítica do mundo;
IV- o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social; 

Parágrafo único - O Ensino fundamental deve promover um trabalho educativo de inclusão, que reconheça e valorize as experiências e habilidades individuais do aluno, atendendo às suas diferenças e necessidades específicas, possibilitando, assim, a construção de uma cultura escolar acolhedora, respeitosa e garantidora do direito a uma educação que seja relevante, pertinente e equitativa.

Art. 28- O Ensino fundamental, com duração de nove anos, estrutura-se em 4 ciclos de escolaridade, considerados como blocos pedagógicos sequenciais:
I- Ciclo da alfabetização, com duração de 3 anos de escolaridade, 1°, 2° e 3° ano;
II- Ciclo Complementar, com a duração de 2 anos de escolaridade, 4º e 5º ano;
III- Ciclo Intermediário, com duração de 2 anos de escolaridade, 6º e 7º ano;
IV- Ciclo de Consolidação, com duração de 2 anos de escolaridade, 8º e 9º ano. 

Art. 30- Os Ciclos Intermediário e da Consolidação devem ampliar e intensificar, gradativamente, o processo educativo no ensino Fundamental, bem como considerar o princípio da continuidade da aprendizagem, garantindo a consolidação da formação do aluno nas competências e habilidades indispensáveis ao prosseguimento de estudos no Ensino Médio.

Art. 59- Na organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio deve ser observado o conjunto de Conteúdos Básicos Comuns (CBC) a serem ensinados, obrigatoriamente, por todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. 

CBC - CURRÍCULO BÁSICO COMUM

-Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos;
-constitui um passo importante no sentido de tornar a rede estadual de ensino de Minas um sistema de alto desempenho;
-Expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar de aprender.

Resolução SEE Nº 666/2005

CBC ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Circuitos de Aprendizagem


ANALISTA EDUCACIONAL RESPONSÁVEL

 

CONTATO

 

APRESENTAÇÃO

O Programa Transforma Minas 2016 é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas, atua em parceria com escolas públicas, criando oportunidades para que estudantes de Ensino Fundamental e Médio possam vivenciem os valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentem novos esportes, entrem em contato com os Jogos e como os Jogos chegam à escola.

O Programa Transforma Minas 2016 oferece cursos de formação para quatro tipos de multiplicadores, que transmitem os esportes, as experiências e os valores Olímpicos e Paralímpicos para o restante da escola.

  • Coordenadores pedagógicos: Integram os Jogos Rio 2016 em diversas disciplinas e no calendário escolar.
  • Professores de Educação Física: Promovem a experimentação de diferentes esportes Olímpicos e Paralímpicos, trabalhando paralelamente valores com os alunos.
  • Agentes Jovens: são os alunos líderes, mobilizam toda a escola para participar das atividades e desafios do Transforma.
  • Tutores de agentes jovens: oferecem apoio para os agentes jovens desenvolverem habilidades e projetos.

Como a escola inteira participa?

Desafios escolares: Trabalham temas dos Jogos Rio 2016 e estimulam a criatividade e a união dos alunos.

Experimentações de novos esportes Olímpicos e Paralímpicos: despertam novos interesses nos alunos durante as aulas de educação física e promovem uma vida ativa e saudável.

Conteúdo digital: Material didático e ambiente digital de aprendizado à distância com cursos e fóruns de discussão para qualquer escola do país.

A proposta do Programa Transforma Minas 2016 é oferecer informação, orientação e inspiração para que todas as escolas do estado de Minas Gerais criem e desenvolvam novas aulas e atividades que integrem os Jogos e seus valores na rotina escolar.

 

ANALISTA EDUCACIONAL RESPONSÁVEL

Melissa Rezende Trajano 

CONTATO

(31) 3861 5113

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SRE Nova Era
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