O Programa Escola do Rio Doce, que é uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade de Minas Gerais, é uma iniciativa que promove formação continuada de professores das redes públicas de ensino que lecionam e/ou trabalham nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.
O programa possui Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Educação na finalidade de estabelecer parceria para o fortalecimento de uma formação continuada que ampare a temática transversal da Educação Ambiental. Na SRE Nova Era, houve oferta de cursos de Aperfeiçoamento e de Especialização para professores dos municípios de Dionísio, São Domingos do Prata e São José do Goiabal, de forma gratuita, para subsidiar nossos professores a desenvolverem a temática da Mineração, Rompimento de Barragens e Revitalização.
No curso de Aperfeiçoamento, os cursistas desenvolveram Projetos Pedagógicos Experimentais em que foi sugerido a construção de sequências didáticas, para os mais diversos níveis e modalidades de ensino, em que a temática do programa fosse Objeto de Conhecimento no desenvolvimento de habilidades.Tivemos, em nossa SRE, PPEs -Planos Pedagógicos Experimentais dos professores, que foram desenvolvidos no âmbito do curso de Aperfeiçoamento oferecido pelo programa e que são iniciativas que buscaram sistematizar aulas em sequências de modo a propor atividades- produzidos e aplicados nos três municípios.
Já na Especialização, a proposta é subsidiar as escolas para incorporarem a temática da Mineração, Rompimento de Barragens e Revitalização nos Projetos Políticos Pedagógicos de forma a institucionalizar o compromisso da escola com uma política interna geral que abrace o tema em suas escolhas pedagógicas.
A iniciativa, ainda, buscou parcerias nos âmbitos dos programas de Pós Graduação stricto sensu, para que as Universidades Federais de Minas Gerais e de Ouro Preto possam ofertar linhas de pesquisas específicas para a temática. Com a oferta da temática garantida, o programa oferecerá bolsas para ingressantes nos cursos de Mestrado e Doutorado para subsidiar pesquisadores no desenvolvimento de suas pesquisas. Para a preparação nos processos de seleção, o programa, ainda, ofertará formação preparatória para que os candidatos possam ter mais preparo técnico durante os processos seletivos dos editais.
Para dúvidas sobre o programa, entre em contato com a Analista Educacional e Ponto Focal do Programa - Ana Carolina (3138615113)
Para conhecer mais sobre o programa e seus respectivos editais de seleção, e materiais pedagógicos produzidos até aqui, acesse:
https://www.escoladoriodoce.fae.ufmg.br/
https://www.youtube.com/watch?v=y07fs24Oz4M