A partir de 2022 começou a implementação gradual do Novo Ensino Médio, prevista pela Lei Federal nº 13.415/2017, que trará mudanças na carga horária e na organização curricular de escolas das redes de ensino públicas e privadas de todo o Brasil. As transformações na estrutura do Ensino Médio tem como objetivo incentivar o papel protagonista dos estudantes, valorizando suas aptidões e interesses.

Na escola, o aluno encontrará um espaço de diálogo e orientação para desenvolver suas capacidades e avaliar suas possibilidades. As instituições de ensino fornecerão esse espaço de reflexão durante as aulas do Projeto de Vida, quando os estudantes poderão compreender como melhor explorar suas potencialidades dentro do Novo Ensino Médio, além de planejar seu futuro profissional e/ou acadêmico.

Dessa maneira, pretende-se atender às expectativas dos jovens estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecer seu interesse pelo estudo, melhorando índices de permanência na escola e resultados da aprendizagem.

A proposta do Novo Ensino Médio é que o jovem conecte o que ele aprende na escola com interesses pessoais e profissionais.   A expectativa é que o Novo Ensino Médio prepare o jovem para os desafios da vida em sociedade, para torná-lo consciente de suas ações no mundo.  O Novo Ensino Médio será composto por dois conjuntos de aprendizagens: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos (IFs).

A FGB é o conjunto de aprendizagens comuns e obrigatórias a todos os estudantes. Ela será organizada em quatro áreas do conhecimento, cada qual com um conjunto dcomponentes curriculares que todos os estudantes irão cursar: Arte, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Educação Física formam a área de Linguagens e suas Tecnologias; Química, Física e Biologia compõem a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. História, Geografia, Sociologia e Filosofia formam a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e, por fim, o componente de Matemática compõe a área de Matemática e suas Tecnologias.

Os Itinerários Formativos são o conjunto de 4(quatro) unidades curriculares: Projeto de Vida , que engloba o componente Projeto de Vida, Eletivas , que engloba as duas eletivas de escolha da escola ou do estudante a partir do Catálogo de Eletivas 2023, Preparação para o Mundo do Trabalho, que engloba os componentes Introdução ao Mundo do Trabalho e Tecnologia e Inovação, Aprofundamento nas áreas do conhecimento, que engloba componentes vinculados às áreas do conhecimento da Formação Geral Básica (nesta Unidade, cada escola deve apresentar ao alunos 4 componentes respectivos a 1 área da FBG no 1º ano e no 2º ano cada aluno escolhe o seu próprio percurso formativo efetivando a área que deseja se aprofundar).

A principal ideia pedagógica do Novo Ensino Médio, mediada pela Coordenação, é a garantia da indissociabilidade entre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Essa relação visa garantir na aplicação da vida social dos alunos as habilidades desenvolvidas nos componentes da Formação Geral Básica.

Carga horária 

Além das mudanças na estrutura curricular, o Novo Ensino Médio também estabelece a ampliação da carga horária mínima do estudante na escola, que passará de 800 horas para 1000 horas anuais. Dessa forma, o Ensino Médio passa a ter um total de 3 mil horas ao longo dos três anos, sendo 1.800 destinadas para a Formação Geral Básica e 1200 para a realização dos Itinerários Formativos.

Componentes Curriculares

Os Componentes Curriculares não vão ser mais individuais. Os conteúdos devem ser divididos em áreas de conhecimento, como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio. São elas:

Linguagens e suas tecnologias;

Matemática e suas tecnologias;

Ciências da natureza e suas tecnologias;

Ciências humanas e sociais aplicadas;

Essas categorias vão abranger o Português, Matemática, Geografia, Biologia, Química, História, Sociologia, Filosofia, Arte, Educação Física e Inglês. Nenhuma das disciplinas vão ser excluídas do currículo. Porém, somente a Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórias nos três anos do Ensino Médio.

 

Acesse abaixo alguns documentos normativos e orientações importantes sobre o Novo Ensino Médio:

 

Caderno Pedagógico Itinerário Formativo

 

Resolução 4.777/2022

Estabelece as organizações curriculares no âmbito do Novo Ensino Médio para as escolas regulares, a EJA, o Ensino Médio em Tempo Integral, Ensino Médio Noturno, Turmas de Correção de Fluxo, Escolas do Campo com Pedagogia da Alternância as Escolas Indígenas as modalidades

 

Currículo Referência de Minas Gerais Ensino Médio

Currículo de Minas construído a partir da Base Nacional Comum Curricular e que já contempla a nova organização do Ensino Médio, trazendo conjuntos e habilidade da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos.

 

Catálogo de Eletivas 2023

Na rede estadual de Minas Gerais, há um Catálogo de Eletivas disponível para as escolas para que cada unidade/estudante possa escolher os seus arranjos curriculares.

 

Diretrizes para implementação dos Itinerários Formativos de Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento para o 2º ano do ensino médio

Em 2023, cada aluno escolheu no ano anterior o seu percurso formativo nas áreas do conhecimento. O documento nos dá orientações para os processos de escolhas e da organização curricular de cada unidade de ensino. 

 

DOCUMENTO ORIENTADOR COORDENAÇÃO NOVO ENSINO MÉDIO 2023

O documento dispõe sobre a atuação dos Coordenadores do Novo Ensino Médio. Em 2023, cada unidade escolar tem o direito a ter uma pessoa na coordenação por turno de oferta do Novo Ensino Médio.

 

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