Os alunos da Educação Integral do 1º ao 5º Ensino Fundamental da Escola Estadual Silveira Drumond, município de Ferros MG desenvolvem nas aulas de “Comunicação, uso de mídias, cultura digital e tecnológica” oficinas de jornal (2h/aulas semanais) junto à professora Patrícia Lage Quintão.

As edições do jornal são mensais e os temas escolhidos são definidos previamente com os alunos para publicação nos cadernos das áreas pesquisadas: política; culinária; cultura; meio ambiente; polícia; educação; curiosidades (pesquisas e experiências através do suporte da revista ciência hoje) entre outros.

Através das oficinas, os alunos vêm apresentando progressos quanto à autoestima, interesse pelas atividades propostas, desenvolvimento nas habilidades necessárias para alfabetização e letramento, oralidade, comportamento e postura nos trabalhos de campo, envolvimento com a comunidade, conhecimento do entorno da escola, autonomia para resolução de conflitos, relacionamento interpessoal, regras básicas de sobrevivência e convivência em sociedade, qualidades para desenvolvimento de cidadãos conscientes e participativos. Além destes objetivos, existe o de tentar resgatar a leitura na casa do aluno através do envio das edições dos jornais. Outro fator é o envolvimento com o entorno da escola através dos trabalhos de campo realizados e com a sociedade em geral nas pesquisas e entrevistas. As oficinas de jornal despertam a curiosidade dos demais alunos da escola através da exposição do jornal no mural com fotos dos alunos e trabalhos realizados. Os alunos da oficina de jornal se sentem valorizados e são sujeitos da aprendizagem, autores do trabalho sendo os repórteres mirins. 

 

Autoavaliação da participação em uma das oficinas.Autoavaliação da participação em uma das oficinas.

 

Confiram algumas matérias: Pesquisa e apresentação sobre 3R’S; trabalho com rótulos e instruções nas embalagens; aulas práticas com receitas culinárias; experiências; entrevista à diretora da E.E.Silveira Drumond, Sra. Madalena Fernandes Mello; entrevista à bibliotecária Maria de Lourdes Dias dos Santos; entrevista com os policiais da PM de Ferros (Sargento Cláudio, Sargento Alves, Soldado Cézar, Cabo Menezes, Tenete Arney); visita e conhecimento do acervo bibliográfico da escola; visita à escola dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; conhecendo laboratório de informática e laboratório de ciências da E.E.P.A.FA e entrevista à diretora Clarice Quintão Duarte.

Desenvolvimento da consciência política através da visita realizada à prefeitura municipal de Ferros em trabalho de campo. Os alunos conheceram o gabinete do prefeito Sr. Carlos Castilho Lage, setores de atendimento e entrevista às servidoras: Rita de Cássia Leite Ribeiro Quintão, Thaíze Silva de Lima e Karina Silva Lage sobre a construção da nova ponte onde ocorreu a tragédia devido à enchente de janeiro em nosso município. Entrevista ao Sargento do Meio Ambiente Sr. Sérgio Ferreira, entre outras atividades. 

 

Entrevista ao Sargento do Meio Ambiente Sr.Sérgio Ferreira.
Entrevista ao Sargento do Meio Ambiente Sr.Sérgio Ferreira.

 

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br