O Desfile Cívico de Sete de Setembro foi marcado pela participação da Escola Estadual Silveira Drumond, com o subtema: Miscigenação, das Origens aos Dias atuais.

Alunos, professores, direção e equipe desenvolveram um belo trabalho que foi evidenciado. Nossa história foi retratada de forma encantadora! Os portugueses no Brasil, a exploração do meio ambiente, exploração do café, exploração do diamante, catequização, exploração dos índios, África no Brasil.

Folclore, tradição, cultura... Uma grande festa de resgate do passado, numa parceria entre a  Escola Estadual Silveira Drumond, Centro Cultural Roberto Drummond e Comunidade de Ferros.

Na sexta-feira, dia 25 de agosto, aconteceu a I Mostra Cultural “Silveira Drumond”,  culminância do projeto Folclore, desenvolvido pela Escola durante todo o mês de agosto, com uma diversidade de ações e atividades interdisciplinares. Evento que deixou o público saudoso dos tempos idos... uma bela viagem de volta ao passado.

Nestes últimos dias na Escola Estadual “Silveira Drumond”, a turma do 5º ano da professora Irma Santos Otoni Menezes, vivenciaram na prática atividades realizadas no campo e na cidade. Tendo a oportunidade de conhecer de perto as rotinas de cada ambiente. 

No campo visitaram bem cedo uma fazenda para não perder nenhuma etapa. Onde puderam acompanhar a retirada do leite que ainda é manual, observar a criação de animais (galinha, porcos, bois e vacas de leite). A plantação para subsistência. Lá também eles viram como fazer o queijo e requeijão, acompanhando tudo de pertinho. E se deliciaram de frutas fresquinhas do pomar, onde eles mesmos fizeram a colheita. 

No dia dois deste mês na Escola Estadual “Silveira Drumond” a turma do 5º ano da professora Irma Santos Otoni Menezes, trabalhou a semana do Meio Ambiente com uma visita a uma nascente de água próxima da cidade. A visita teve o apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente e de um Técnico da EMATER. 

No trajeto, as crianças puderam observar e conhecer a paisagem, os tipos de vegetação e o relevo local. Chegando lá, eles compreenderam como acontece o ciclo da água com uma palestra do Técnico da EMATER e viram de perto como a água brota da Terra. Tiveram a oportunidade com a ajuda dos Policiais , plantar mudas que levaram, garantindo assim, a preservação da nascente.

Os alunos da Educação Integral do 1º ao 5º Ensino Fundamental da Escola Estadual Silveira Drumond, município de Ferros MG desenvolvem nas aulas de “Comunicação, uso de mídias, cultura digital e tecnológica” oficinas de jornal (2h/aulas semanais) junto à professora Patrícia Lage Quintão.

As edições do jornal são mensais e os temas escolhidos são definidos previamente com os alunos para publicação nos cadernos das áreas pesquisadas: política; culinária; cultura; meio ambiente; polícia; educação; curiosidades (pesquisas e experiências através do suporte da revista ciência hoje) entre outros.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br