Na manhã desta sexta feira, dia 18 de novembro, os alunos da E.E.Trajano Procópio PREMEM, apresentaram para um grupo de professores de Itabira, na Fazenda de Carlos Drummond de Andrade, o projeto “SARAU DO SAMBA” em homenagem aos 100 anos de História do Samba no Brasil. Em sua primeira apresentação o grupo formado por alunos da escola e o professor Nelton Assis, que também é o idealizador do projeto, conseguiram emocionar todos os professores presentes que cantaram e até sambaram ao som de várias obras do Samba brasileiro.

Sem querer contradizer o grande mestre Noel Rosa que afirmava em 1933 que “Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio”, os alunos da E.E. Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro/ PREMEN em Itabira, vem realizando no decorrer deste ano de 2016 um projeto relacionado ao centenário do samba. O projeto intitulado “Sarau do Samba – 100 Anos de História” contempla elementos como música, artes visuais, literatura e história.

Alunos da E.E. Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro/ PREMEN em Itabira.

É um trabalho idealizado e desenvolvido pelo professor Nélton, juntamente com alunos do 2º ano do Ensino Médio/matutino e acontece paralelamente às aulas de histórias. O trabalho é acompanhado pela supervisora Rita Dias e conta com todo apoio e incentivo da diretora Marlucy Faria de Souza.

Entre os vários objetivos do projeto a serem alcançados pelos envolvidos podemos destacar o desenvolvimento da valorização de elementos culturais na formação da identidade cultural do nosso povo e perceber a diversidade cultural agregada nesse processo de formação. Também podemos destacar o fato de oportunizar aos envolvidos o acesso à informação e a vivência de se conhecer e contar a história através de várias possibilidades.

A realização desse trabalho é de grande importância intelectual e social já que implica em desenvolver uma consciência coletiva através da prática de atividades que valorizem aspectos culturais, frutos de um processo de miscigenação profundo, algo que deixe explícito o fato de sermos um povo mestiço, produto da diversidade cultural que engloba a nossa formação.

O decorrer do trabalho passou por várias etapas como pesquisa bibliográfica, leituras de textos, audições de músicas, observação de vídeos e obras de artes que retratam o tema, ensaios musicais e produção de pinturas.

Durante as atividades os integrantes do grupo preparam uma apresentação musical mesclada com texto informativo sobre a história do samba e uma exposição de arte que traz obras que ilustram os sambas trabalhados. A apresentação musical conta com músicas como “Pelo Telefone” atribuído à Donga e Mauro de Almeida (o primeiro samba gravado no Brasil), “A Voz do Morro” do grande Zé Kéti, com a bossa nova “Garota de Ipanema” de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes (uma das dez músicas mais gravadas do mundo) entre outras pérolas.

Entre as apresentações previstas, uma acontecerá no campus da UNIFEI/Itabira no dia 22 de novembro (dia da música), dentro da programação da semana da música organizada pelos coordenadores do projeto “4ª Arte”.

Texto: Nelton M. Assis/Lucas Henrique Morais