A E.E.Trajano Procópio está promovendo sua Feira de Ciências dentro da Semana de Educação para a vida, para que os estudantes socializem pesquisas e produções científicas desenvolvidas em sala de aula. As atividades servem de incentivo à iniciação científica onde são alinhados os conhecimentos teóricos à prática.

Outubro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que atinge mulheres acima de 35 anos de idade. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), neste ano, são esperados 57.960 novos casos em todo o Brasil, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Na manhã desta sexta feira, dia 18 de novembro, os alunos da E.E.Trajano Procópio PREMEM, apresentaram para um grupo de professores de Itabira, na Fazenda de Carlos Drummond de Andrade, o projeto “SARAU DO SAMBA” em homenagem aos 100 anos de História do Samba no Brasil. Em sua primeira apresentação o grupo formado por alunos da escola e o professor Nelton Assis, que também é o idealizador do projeto, conseguiram emocionar todos os professores presentes que cantaram e até sambaram ao som de várias obras do Samba brasileiro.

Sem querer contradizer o grande mestre Noel Rosa que afirmava em 1933 que “Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio”, os alunos da E.E. Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro/ PREMEN em Itabira, vem realizando no decorrer deste ano de 2016 um projeto relacionado ao centenário do samba. O projeto intitulado “Sarau do Samba – 100 Anos de História” contempla elementos como música, artes visuais, literatura e história.

 

Sabe-se que é de fundamental importância que o professor, a partir de uma perspectiva pedagógica participativa, encaminhe o processo avaliativo de forma dialógica, pois a aquisição da aprendizagem poderá ser melhor entendida por meio de um diálogo formativo, que possibilite que professor e aluno sejam agentes construtores e reconstrutores do processo ensino-aprendizagem, a partir de cada experiência vivida no decorrer da prática avaliativa. Dentre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário. Ele pertence à categoria vinculada à exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento. 

Com base na Lei 11.769/08 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica, a Escola Estadual Trajano Procópio, de Itabira, elaborou o Projeto “Fanfarra: música, educação, disciplina e lazer”, buscando melhorar o comportamento, a autoestima, a disciplina e o respeito. Desde o início, foi visível o entusiasmo dos alunos para integrarem a Banda. No dia 1º de setembro, alunos da UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira - vieram apresentar sua fanfarra na E. E.Trajano Procópio. Show de parceria!

O Desfile Cívico de Sete de Setembro, ocorreu nesta quinta-feira, 8, nos bairros adjacentes da E. E. Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro, de Itabira, para nos fazer lembrar dos 194 anos da Independência do Brasil. As comemorações tiveram início às 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Itabira, cantamos o Hino da Independência e às 9h50 foi a vez do desfile dos alunos da escola se apresentarem.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br