Começou nesta segunda-feira (07/02) a nova transmissão de conteúdos inéditos do Se Liga na Educação, programa transmitido pela Rede Minas que é utilizado como apoio pedagógico aos professores e estudantes da rede estadual de ensino. A programação pode ser acompanhada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, em TV aberta.

Essas três primeiras semanas são de novidades e um período de acolhimento, no qual a grade das teleaulas contempla um conteúdo de formação tanto a professores quanto aos alunos para o início do ano letivo de 2022.

Nas duas primeiras semanas de fevereiro, os conteúdos são voltados aos professores. Para os docentes, haverá conteúdos didáticos sobre as ferramentas contemporâneas que eles podem utilizar para trabalhar em sala de aula. Serão abordados temas como Novo Ensino Médio, metodologia ativa, mundo digital e habilidades socioemocionais.

A coordenadora do Se Liga na Educação, Cláudia Rodrigues Fernandes, explica que nesta semana de acolhimento os professores poderão sanar suas dúvidas em relação ao Novo Ensino Médio e sua nova proposta, assim como serão sugeridas formas e didáticas a serem trabalhadas com os alunos.

Na terceira semana de fevereiro, os conteúdos serão para os alunos, com temas sobre Escola, Vida e Trabalho, além de dicas de como se organizar para estudar e quais ferramentas eles terão disponíveis para o aprendizado. A partir do início de março, começam as teleaulas já com o novo currículo no ano letivo.

De acordo com a Resolução 4.708/2022, publicada em 29 de janeiro, o programa poderá ser utilizado como apoio pedagógico sempre que necessário ao longo de todo processo de ensino e aprendizagem na rede, inclusive nos casos de estudantes com afastamento por Covid ou outras doenças que precisam realizar atividades domiciliares. Apesar do uso destas ferramentas não ser obrigatório ao professor que esteja ministrando suas aulas presencialmente, elas seguem à disposição dos profissionais e estudantes.

Se Liga na Educação em números

Em 2021, as teleaulas do Se Liga alcançaram mais de 1.040 horas no ar. Foram 2.400 aulas exibidas no ano, com aproximadamente 800 horas/ano, considerando conteúdo inédito e reprises. Além disso, foram 720 blocos Tira-dúvidas ao longo do ano – momento em que os professores respondem ao vivo às perguntas enviadas pelos estudantes -, com 240 horas/ano.

Como assistir

A Rede Minas é transmitida em Belo Horizonte e na Região Metropolitana no canal 9 da TV Aberta. Para as outras cidades, verifique em http://redeminas.tv/como-sintonizar. As aulas também estarão disponíveis no youtube e no aplicativo "Conexão Escola".

A grade completa da programação desta semana, com horários e temas, pode ser acessada neste link.

Envie suas dúvidas, relacionadas aos conteúdos das aulas, de segunda a sexta, no horário 11:15 a 12:30 através do WhatsApp, no número (31) 98295-2794 ou ligue para (31) 3254-3009.

Disponível em: www2.educacao.mg.gov.br