Dando sequência à política de ampliação adotada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) na atual gestão, as escolas públicas estaduais estão ofertando mais vagas para o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) neste ano de 2021. Com a expansão, o EMTI estará presente em mais de 100 novas escolas, totalizando 399 unidades que oferecem esse po de ensino na rede estadual. A expectava é oferecer mais de 67 mil vagas em 2021.

Para que cada vez mais jovens se interessem e optem por fazer o EMTI, diferentes ações são criadas e desenvolvidas pelas escolas para que os estudantes conheçam a iniciava. Diante do atual cenário de pandemia da Covid-19 e com o distanciamento social, o mundo virtual se tornou um grande aliado na inovação e realização dessas estratégias. Pensando nisso, a SEE/MG, em parceria com o Instituto Sonho Grande, está colocando à disposição das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e das escolas que recebem matrículas nesta modalidade a campanha Quero Integral.

A campanha Quero Integral tem como objetivo promover, por meio de diversas ferramentas digitais, a divulgação de informações sobre o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), de maneira que os estudantes possam conhecer melhor como funciona, quais são as principais características e benefícios desse tipo de ensino para a efetivação de sua matrícula na escola que foi encaminhado pelo sistema de cadastro escolar neste ano. Além disso, no site criado pela campanha é possível saber quais municípios mineiros e em quais escolas há a oferta dessa modalidade, de forma que o estudante que não fez o cadastro escolar no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) no ano passado, e que mesmo assim quer se matricular no EMTI, possa buscar informações sobre a unidade de ensino para se inscrever nas vagas remanescentes.

Dentro desta perspectiva de divulgação das informações acerca do EMTI, o ambiente virtual ganha relevância e o uso pelas escolas de alguns materiais digitais e o conhecimento das redes sociais específicas da campanha Quero Integral pelos alunos, professores e pais/responsáveis podem contribuir para levar mais informações e conhecimentos sobre o EMTI para toda a comunidade escolar, despertando o interesse pelo assunto.

Materiais de apoio:

Alguns produtos com informações sobre o EMTI dentro da campanha Quero Integral estão disponíveis em diferentes suportes digitais que trazem conteúdos sobre o assunto, tais como:

- Clipe: hps://www.youtube.com/watch?v=47vG_pLryjE

- Instagram: hps://www.instagram.com/querointegral/

- Facebook: hps://www.facebook.com/querointegraloficial

- Página Youtube Quero Integral: hps://www.youtube.com/channel/UCCgpam6yHlkDH0k1wmFy7MQ

Além disso, também foram criados alguns materiais digitais específicos da campanha Quero Integral, tais como:

Toolkits: são materiais focados em diferentes públicos (funcionários, professores, gestores e egressos do EMTI) com o intuito de divulgar o Ensino Médio em Tempo Integral. Há um arquivo em PDF para cada público, no qual há informações sobre o programa e uma série de cards para que as pessoas compartilhem nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Na pasta estão todos os nomes dos arquivos direcionados para cada público específico.

Folheto em PDF: o folheto pode ser enviado para todos os públicos via WhatsApp ou e-mail, preferencialmente.

Videoclipe em baixa resolução: além do link do videoclipe no YouTube e redes sociais, também foi disponibilizado em um arquivo de fácil compartilhamento por WhatsApp, caso queiram divulgar em grupos.

Peças para redes sociais: as peças têm como objetivo divulgar o Ensino Médio em Tempo Integral, considerando o período de matrículas. Têm a mesma identidade visual da campanha como um todo e os logos do estado.

Para concentrar todos esses materiais digitais foi criado um link da pasta do Drive. Eles podem ser acessados pelo link hps://drive.google.com/drive/folders/1vhpdCmVrpe9Tmj0JooPNBx11w6xr6j1B?usp=sharing

Informações importantes

Para fazer uso dos materiais e dispositivos produzidos pela campanha Quero Integral, as escolas podem utilizar as redes sociais das quais já fazem contato com seus alunos, professores, pais/responsáveis e membros da comunidade escolar, estimulando o envolvimento de todos e o interesse por conhecer mais sobre o assunto.

É importante que as redes sociais utilizadas pelas escolas para fazer a divulgação desses materiais sejam acompanhadas e monitoradas durante todo o tempo pela equipe gestora da escola. Assim, o retorno para os estudantes e/ou responsáveis será pontual e rápido, seja via Messenger (Facebook) ou Direct (Instagram), emails, chat do site, telefonemas e WhatsApp, por exemplo.

Além disso, é fundamental também que os gestores escolares acompanhem, sistematicamente, o site oficial da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerias (SEE/MG) e o portal desenvolvido especificamente para a campanha, de maneira que possam monitorar as notícias e as publicações que estão sendo feitas acerca do EMTI. Os endereços eletrônicos são: www.educacao.mg.gov.br e www.querointegral.com.br.

Informações disponíveis no Memorando.SEE/SPP - EMTI.nº 10/2021 de 25 de janeiro de 2021.

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br