MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE CONTRASTE: FONTE:

Educação Quilombola

APRESENTAÇÃO

Em consonância com as políticas do Governo Federal, na perspectiva de somar esforços para acabar com a discriminação racial e valorizar a cultura Afro-brasileira nas Escolas Estaduais, a Secretaria de Estado de Educação reavalia suas ações, buscando garantir a implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 8/2012, na prática pedagógica no Estado de Minas Gerais.

Reconhecendo a escola como lugar de formação, afirmamos a necessidade de promover nesses espaços a valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil este país rico, múltiplo e plural. A educação é profundamente marcada pela desigualdade, constatável pela não universalização plena do ensino, independente da idade, desigualdade esta ainda mais pungente quando considerado o aspecto racial.

É competência do Estado promover e incentivar políticas de reparação, usando a equidade educacional e assinalando a garantia de direitos humanos para o pleno reconhecimento e afirmação dos direitos, passou a integrar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação.

Resolução CNE/CEB nº 8/ 2012.

 

ANALISTAS EDUCACIONAIS RESPONSÁVEIS

Graziele Alves Ferreira

Irany M. Magalhães

CONTATOS

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(31) 3861-5113/ 3861-5102

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br