MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE CONTRASTE: FONTE:

Ensino Fundamental - Anos Finais

APRESENTAÇÃO

Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos já adquiridos em novos contextos. Ensino e aprendizado interagem e proporcionam ao aluno diferentes formas de pensar e aprender. A partir dessa etapa, ele não apenas conhece a realidade, mas atua sobre ela, intervindo sobre o ambiente de forma física e mental. Adquire e passa a viver valores como ética, cidadania, pluralidade cultural, cuidados com o meio ambiente e relações culturais, qualidades valorizadas e exigidas pelo mundo atual.

ESCOLAS ESTADUAIS DE ANOS FINAIS

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Resolução SEE N.º 2197/2012 Art. 27- O Ensino Fundamental, etapa de escolarização obrigatória, deve comprometer-se com uma educação com qualidade social e garantir ao educando:
I- o desenvolvimento da capacidade de aprender, com pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 
III- a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores, como instrumentos para uma visão crítica do mundo;
IV- o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social; 

Parágrafo único - O Ensino fundamental deve promover um trabalho educativo de inclusão, que reconheça e valorize as experiências e habilidades individuais do aluno, atendendo às suas diferenças e necessidades específicas, possibilitando, assim, a construção de uma cultura escolar acolhedora, respeitosa e garantidora do direito a uma educação que seja relevante, pertinente e equitativa.

Art. 28- O Ensino fundamental, com duração de nove anos, estrutura-se em 4 ciclos de escolaridade, considerados como blocos pedagógicos sequenciais:
I- Ciclo da alfabetização, com duração de 3 anos de escolaridade, 1°, 2° e 3° ano;
II- Ciclo Complementar, com a duração de 2 anos de escolaridade, 4º e 5º ano;
III- Ciclo Intermediário, com duração de 2 anos de escolaridade, 6º e 7º ano;
IV- Ciclo de Consolidação, com duração de 2 anos de escolaridade, 8º e 9º ano. 

Art. 30- Os Ciclos Intermediário e da Consolidação devem ampliar e intensificar, gradativamente, o processo educativo no ensino Fundamental, bem como considerar o princípio da continuidade da aprendizagem, garantindo a consolidação da formação do aluno nas competências e habilidades indispensáveis ao prosseguimento de estudos no Ensino Médio.

Art. 59- Na organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio deve ser observado o conjunto de Conteúdos Básicos Comuns (CBC) a serem ensinados, obrigatoriamente, por todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. 

CBC - CURRÍCULO BÁSICO COMUM

-Estabelecer os conhecimentos, as habilidades e competências a serem adquiridos pelos alunos;
-constitui um passo importante no sentido de tornar a rede estadual de ensino de Minas um sistema de alto desempenho;
-Expressam os aspectos fundamentais de cada disciplina, que não podem deixar de ser ensinados e que o aluno não pode deixar de aprender.

Resolução SEE Nº 666/2005

CBC ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Circuitos de Aprendizagem


ANALISTA EDUCACIONAL RESPONSÁVEL

Luciana Caldeira Quintão

CONTATO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br