APRESENTAÇÃO

O Programa Transforma Minas 2016 é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas, atua em parceria com escolas públicas, criando oportunidades para que estudantes de Ensino Fundamental e Médio possam vivenciem os valores Olímpicos e Paralímpicos, experimentem novos esportes, entrem em contato com os Jogos e como os Jogos chegam à escola.

O Programa Transforma Minas 2016 oferece cursos de formação para quatro tipos de multiplicadores, que transmitem os esportes, as experiências e os valores Olímpicos e Paralímpicos para o restante da escola.

• Coordenadores pedagógicos: Integram os Jogos Rio 2016 em diversas disciplinas e no calendário escolar.
  • Professores de Educação Física: Promovem a experimentação de diferentes esportes Olímpicos e Paralímpicos, trabalhando paralelamente valores com os alunos.
  • Agentes Jovens: são os alunos líderes, mobilizam toda a escola para participar das atividades e desafios do Transforma.
  • Tutores de agentes jovens: oferecem apoio para os agentes jovens desenvolverem habilidades e projetos.

Como a escola inteira participa?

Desafios escolares: Trabalham temas dos Jogos Rio 2016 e estimulam a criatividade e a união dos alunos.

Experimentações de novos esportes Olímpicos e Paralímpicos: despertam novos interesses nos alunos durante as aulas de educação física e promovem uma vida ativa e saudável.

Conteúdo digital: Material didático e ambiente digital de aprendizado à distância com cursos e fóruns de discussão para qualquer escola do país.

A proposta do Programa Transforma Minas 2016 é oferecer informação, orientação e inspiração para que todas as escolas do estado de Minas Gerais criem e desenvolvam novas aulas e atividades que integrem os Jogos e seus valores na rotina escolar.

ANALISTA EDUCACIONAL RESPONSÁVEL

Melissa Rezende Trajano