Durante o primeiro semestre de 2025, o Núcleo de Acolhimento Educacional realizou importantes ações nas escolas estaduais de Nova Era. Por meio do trabalho integrado da psicóloga e da assistente social, foram promovidas intervenções especializadas voltadas ao bem-estar emocional e social dos estudantes, fortalecendo vínculos e criando ambientes escolares mais acolhedores. As profissionais realizaram atendimentos individuais e coletivos, oficinas educativas e ações preventivas, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento integral dos alunos e contribuir para a construção de uma educação humanizada e inclusiva. Confira abaixo as ações desenvolvidas:

 

Conscientização e Oficinas para  representantes de turma

Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a importância da liderança e papel ativo em assumir o protagonismo, além de desenvolver o sentimento de pertença e da representatividade, fortalecendo assim a participação dos alunos na vida escolar, promovendo a educação eficaz na construção de um ambiente escolar democrático.

Público alvo:  Estudantes do matutino e vespertino

Nome da escola: Escola Estadual Padre Vidigal, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e Escola Estadual Vila Santa Rosa.

Faixa etária: 11 a 18 anos

Data: 02/04/2025, 07/04/2025, 22/04/2025,24/04/2025, 28/04/2025, 29/04/2025, 30/04/2025    

 

Conscientização sobre o Dia Mundial do Autismo

Objetivo: Trabalhar a conscientização através da informação sobre o espectro autismo incentivando os alunos a reflexão sobre a inclusão, contribuindo assim para um ambiente escolar acolhedor, justo e igualitário, na perspectiva que todos se sintam valorizados e respeitados. Foram entregues panfletos de conscientização no recreio para os estudantes.

Público alvo: Estudantes do matutino 

Nome da escola: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima

Faixa etária: 15 a 18 anos

Data: 02/04/2025        

 

Atitudes Comportamentais

Objetivo:  Trabalhar com os alunos as atitudes comportamentais para que o  ambiente escolar de aprendizado seja produtivo e respeitoso, além da reflexão ao  exercício da empatia no que se refere a compreensão das necessidades entre os pares, resolução de conflitos de forma pacífica e reforço às atitudes comportamentais positivas. 

Público alvo: Estudantes do 2º ano matutino e 8º ano vespertino 

Nome da escola:  Escola Estadual Vila Santa Rosa

Faixa etária: 13 a 17 anos

Data: 01/04/2025       

 

Atividades “Entrelinhas” 

Objetivo: Incentivar a reflexão sobre o proposto com atitudes críticas e propositivas, melhorando a empatia e a percepção social, contribuindo com os alunos em relação às suas motivações e emoções, assim como suas perspectivas e dos seus pares.

Público alvo: Estudantes do 2º ano

Nome da escola: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima

Faixa etária: 16 e 17 anos

Data: 11/04/2025         

Maio Laranja

Objetivo: Conscientizar os alunos através de informações claras e adequadas sobre a temática “Prevenção e o Combate ao Abuso e Exploração sexual de criança e ao adolescente”.

As palestras/oficinas contaram com a participação da educadora emocional e sexual, palestrante e facilitadora de oficinas Jussara Patricia, especialista em prevenção ao abuso sexual infantil.

Público alvo: Estudantes do matutino e vespertino das escolas: Escola Estadual Padre Vidigal, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e Escola Estadual Vila Santa Rosa.

Nome da escola: Escola Estadual Padre Vidigal, Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima e Escola Estadual Vila Santa Rosa.

Faixa etária: 11 a 18 anos

Data: 05/05/2025, 06/05/2025, 07/05/2025, 08/05/2025, 13/05/2025, 14/05/2025, 22/05/2025, 26/05/2025

 

Atividades Sobre “Convivência Democrática”

Objetivo: Propósito da ação na construção de um ambiente escolar colaborativo onde todos os alunos se sintam ouvidos, respeitados e valorizados. Proporcionar   reflexão com o olhar no bem estar coletivo, tendo em vista que a convivência democrática é uma construção com o foco em um ambiente escolar acolhedor, positivo e saudável.

Público alvo: 6º ano- Regular

Nome da escola: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima

Faixa etária: 11 a 17 anos

Data: 29/05/2025   

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br