Nove professores das redes estadual e municipal da SRE Nova Era participaram, na Universidade Federal de Minas Gerais, do 1º Seminário Regional do Programa Escola do Rio Doce para socialização dos resultados, até aqui, das ações do programa no âmbito dos municípios da Bacia do Rio Doce que foram atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

O Seminário, que ocorreu no dia 24 de julho, na Faculdade de Educação (FaE) – campus Pampulha da UFMG, foi o primeiro evento do Programa Escola do Rio Doce em que houve reunião de todos os municípios assistidos pela iniciativa. O momento foi de socializar os PPEs -Planos Pedagógicos Experimentais dos professores, que foram desenvolvidos no âmbito do curso de Aperfeiçoamento oferecido pelo programa e que são iniciativas que buscaram sistematizar aulas em sequências de modo a propor atividades, em todos os níveis, modalidades e componentes curriculares, a temática da Mineração, Rompimento de Barragens e Revitalização.

A professora Rosângela Maria Araújo Castro, da E.E. Marques Afonso, em São Domingos do Prata, representou a SRE Nova Era ao apresentar o seu PPE Impactos à saúde em São Domingos do Prata ocasionados pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais”. Ressalta a professora em seu PPE:

“Na cidade de São Domingos do Prata, a lama atingiu os distritos de Ilhéus do Prata, e Juiraçu assim como as localidades de Paraíso, Jatiboca e Pena, ocasionando grandes impactos financeiros, psicológicos e na saúde física de seus moradores. Aumentou o número de animais peçonhentos e insetos que elevaram os índices de doenças. As comunidades são formadas por pequenos produtores, pescadores e mineradores que retiram a areia dos rios. Essas comunidades foram afetadas diretamente e tiveram suas vidas transformadas da noite para o dia. Objetivamos que os alunos compreendam a importância da utilização dos recursos minerais para a sociedade, sua extração pautada na minimização dos impactos ambientais, conheçam os impactos causados pelo rompimento de barragens e que adquiram habilidades de criticidade com embasamento em seus próprios conhecimentos

No próximo passo do programa, as escolas irão receber ações do curso de Especialização em que o foco é subsidiar as escolas na construção de Projetos Políticos Pedagógicos em que as escolas possam contemplar a temática da Mineração, do Rompimento de Barragens e da Revitalização.

Para acompanhar mais ações do programa, acompanhe nosso Instagram - @srenovaera - e o site do programa https://www.escoladoriodoce.fae.ufmg.br/