O ano letivo já começou na rede estadual de ensino de Minas Gerais e, para os estudantes e professores do 1º ano do ensino médio, as novidades do Novo Ensino Médio já começam a fazer parte da rotina escolar. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) criou uma aba em seu site totalmente dedicada à nova proposta.

No espaço é possível acessar informações sobre o que é Novo Ensino Médio, as mudanças que a proposta traz, publicações e documentações sobre o tema, além de materiais informativos dedicados aos estudantes, equipe gestora e professores. As matérias já publicadas sobre o tema também estão listadas no espaço.

Para acessar a página é fácil! Basta entrar no site educacao.mg.gov.br, clicar na aba “Serviços” e, por fim, na aba “Novo Ensino Médio”. O usuário também acessar o espaço apenas clicando no banner “Novo Ensino Médio - Conheça mais e fique por dentro das novidades”, em destaque na página principal do site da Educação. Clique aqui para acessar os materiais.

O Novo Ensino Médio

Um dos objetivos da mudança nesta etapa da educação básica é tornar o ensino médio mais atraente e condizente com a realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do Ensino Médio e colaborando para diminuição da evasão escolar.

Entre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno.

Outra novidade, é que, além dos componentes básicos, como Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes terão os Itinerários Formativos, que compõem a parte flexível do currículo.

Disponível em: www2.educacao.mg.gov.br

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br