Aconteceu em Araxá na semana de 03 a 07/02/2020 e em Belo Horizonte na semana de 17 a 21/02/2020, a Formação Inicial do Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI.

No Grupo 1 em Araxá, a Professora Claudineia dos Santos Ferreira, da E.E. Agenor Guerra de Santa Maria de Itabira, apresentou no último dia a Escola da Escolha em Cordel, o que deixou a todos os presentes encantados. ( ver publicação anexa).

Paticiparam dos Grupos 1 e 2, Diretores, Vices-Diretores, Especialistas da Educação Básica e Professores do EMTI das escolas jurisdicionadas a seguir:

E.E. Mestre Zeca Amâncio - Itabira,EE Professor Manoel Soares – Itabira, EE  Prof. Emílio Pereira de Magalhães – Itabira, EE Agenor Guerra – Santa Maria de Itabira, EE Ponciano Pereira da Costa - Ferros,EE Odilon Behrens, EE Marques Afonso- São Domingos do Prata, EE José Martins Drumond – Dionísio e EE Dona Jenny Faria – João Monlevade.

Representaram a SRE Nova Era as Analistas Educacionais Ivani Martins e Maria Jane Costa Lima Monteiro de Assis, Coordenadoras do EMTI.

O Programa de Educação Básica Integral de Minas Gerais tem sua concepção inspirada no ideal antropológico de educação anunciado pela Constituição Federal (Art. 205) como direito de pleno desenvolvimento da pessoa, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. E foi nessa perspectiva de integralidade da ação educativa que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais aderiu ao Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), estabelecido pela Portaria MEC 727 de 13 de junho de 2017, regulamentada pelo Decreto Estadual 47.227 de 02 de agosto de 2017.

No segundo semestre de 2019, este modelo pedagógico e de gestão - Escola da Escolha, parceria da SEE/MG com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE, foi implantado em 71 e em 2020 o Programa foi expandido para mais 210 escolas, totalizando em Minas Gerais 281 escolas que ofertam o EMTI.

 

Segue CORDEL ESCOLA DA ESCOLHA

 

Texto: Ivani Carvalho Martins e Maria Jane Costa Lima Monteiro de Assis

             Analistas Educacionais / Diretoria Educacional

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br