A SRE Nova Era visa impactar na aprendizagem e permanência dos alunos nas escolas estaduais.

Aconteceu, entre os dias 21 e 27 de agosto, na SRE Nova Era, o II Encontro de Alinhamento de Ações com as Equipes Gestoras das Escolas Estaduais jurisdicionadas a esta Superintendência Regional de Ensino.

O principal objetivo do encontro foi realizar o alinhamento das Políticas Públicas Educacionais propostas pela Secretaria de Estado de Educação – SEE/MG – com foco nos resultados das escolas e no pilar: Aprendizagem e Permanência dos estudantes na escola.

 

O público-alvo do encontro foi composto pelos Diretores, Vice-Diretores, Especialistas  de Educação Básica e Inspetores Escolares das escolas estaduais.

A organização em polos permitiu uma conversa e um atendimento mais pontual das demandas e anseios das escolas. Nosso cronograma:

21/08 – Escolas do município de Itabira;

22/08 – Escolas do município de João Monlevade;

23/08 – Escolas dos municípios de Nova Era, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba;

26/08 – Escolas dos municípios de São Domingos do Prata, Dionísio, São José do Goiabal e Itambé do Mato Dentro;

27/08 – Escolas dos municípios de Ferros, Passabém, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

Os encontros aconteceram em dois momentos: pela manhã, a Superintendente da SRE Nova Era, Jânua Caeli Gervásio Galvão, proporcionou uma reflexão em que os participantes se apresentaram e compartilharam suas expectativas e os desafios que têm vivenciado na gestão escolar; seguido pela apresentação das Políticas Educacionais do Estado e reforçando compromissos e posturas assumidos como dever de cada servidor no exercício da sua função, bem como a importância da Gestão dos Processos Educacionais.

No segundo momento, à tarde, os participantes foram convidados a se dirigirem ao Laboratório de Informática da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, que fica ao lado da SRE Nova Era, para, orientados pela Equipe da Divisão de Equipe Pedagógica (DIVEP) e da Divisão de Atendimento Escolar (DIVAE), acessarem os sistemas e programas que integram e orientam as Políticas Educacionais de MG: Portal SIMAVE, com acesso aos dados das avaliações externas (PROALFA e PROEB), internas (diagnósticas e intermediárias), Sistema de Monitoramento e Itinerários Avaliativos; PDDE Interativo; SIMADE, incluindo DED, se apropriando ainda mais dessas ferramentas, que são essenciais para o sucesso da gestão escolar.

Posteriormente, a Equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) orientou acerca dos procedimentos de acesso, estrutura e legislações pertinentes à utilização do e-mail institucional pelas escolas estaduais.

Essa ação, além de alinhar as Políticas Educacionais da SEE-MG, proporcionou um momento de interação entre escola e SRE, compartilhamento de saberes, esclarecimentos de dúvidas e reforça o papel de suporte e orientação dos servidores da SRE Nova Era às escolas jurisdicionadas.

A expectativa é de que os Gestores, não apenas os novos, consigam visualizar a importância do alinhamento das ações definidas pela SEE-MG, do atendimento aos prazos, do cumprimento das legislações e dos compromissos acordados, visando a garantia de acesso, permanência e aprendizagem com qualidade nas escolas estaduais de Minas Gerais.

Segundo Carlos Roberto de Souza, Diretor da EE Professora Adelina da Conceição Mendes, de Bela Vista de Minas, o Encontro foi muito valioso, produtivo e interativo. “Um momento de conhecer a dificuldade de cada Gestor, em que cada um pôde expor suas dúvidas. Foi uma oportunidade de ouvir as orientações e colocar em prática no mesmo momento, conhecendo melhor as ferramentas dos sistemas”. O Diretor ainda ressaltou que a organização por polo foi muito boa, pois com menor número de pessoas, foi possível proporcionar melhor interação e entendimento. Por fim, o Diretor Carlos sugeriu que sejam realizados mais Encontros nesse formato.

Primeiro momento na Sala de Estudos da SRE Nova Era; interação da Superintendente, Jânua, com Diretores e Inspetores Escolares. Foto por: Ivani Carvalho Martins
Primeiro momento na Sala de Estudos da SRE Nova Era; interação da Superintendente, Jânua, com Diretores e Inspetores Escolares.
Foto por: Ivani Carvalho Martins

 Primeiro momento na Sala de Estudos da SRE Nova Era; Diretores e Inspetores Escolares. Foto por: Ivani Carvalho MartinsPrimeiro momento na Sala de Estudos da SRE Nova Era; Diretores e Inspetores Escolares. Foto por: Ivani Carvalho Martins

  

Segundo momento no Laboratório da E.E. Nossa Senhora de Fátima, preparado, aguardando os Diretores e inspetores Escolares. Foto por: Ivani Carvalho Martins
Segundo momento no Laboratório da E.E. Nossa Senhora de Fátima, preparado, aguardando os Diretores e inspetores Escolares.
Foto por: Ivani Carvalho Martins

 

Por: Graziele Alves Ferreira

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br