Um dos pontos da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que, até 2024, no mínimo 50% das escolas públicas devem oferecer Educação em tempo Integral e de forma Integrada.

Esta forma de educação refere-se ao desenvolvimento completo do aluno. Ela não está apenas atrelada ao tempo de permanência na escola, mas também a uma reorganização dos espaços de aprendizagem e dos conteúdos, incluindo no currículo atividades que auxiliam no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e social do aluno, levando em consideração suas especificidades, sua história e sua cultura.

O termo Educação Integral e Integrada refere-se, de maneira ampla, aos programas educacionais que propõem ampliar as atividades escolares das crianças para além do período regular da sala de aula, oferecendo atividades esportivas, culturais e de ampliação do currículo, favorecendo a qualidade do processo de formação de crianças e jovens.

Para desenvolver propostas de educação Integral e Integrada é preciso envolver e articular diversos outros sujeitos, de maneira a contemplar o maior número de alunos em atividades diversas.

Na SRE Nova Era, há oito escolas que ofertam a Educação Integral e Integrada – nível Fundamental. São elas:

ESCOLA

MUNICÍPIO

EE JOSÉ RICARDO MARTINS FONSECA

ITABIRA

EE ANTÔNIO MARTINS PEREIRA

ITABIRA

EE EMÍDIO DE SALES

ITAMBÉ DO MATO DENTRO

EE ANTONINO FERREIRA MENDES

RIO PIRACICABA

EE DOUTOR COSTA

SANTA MARIA DE ITABIRA

EE MARQUES AFONSO

SÃO DOMINGOS DO PRATA

EE VICENTE DE PAULA FRAGA

SÃO DOMINGOS DO PRATA

EE ROMEU PERDIGÃO

SÃO JOSÉ DO GOIABAL

Fonte: Documento orientador das ações pedagógicas da Educação Integral e Integrada de Minas Gerais no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais).

Ivani C. Martins