Figura 01 – Fachadas das escolas Estaduais Agenor Guerra, Marques Afonso e Mestre Zeca Amâncio

A Coordenação Geral da Política de Educação Básica Integral e Integrada da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, neste mês de maio está promovendo ações de monitoramento nas escolas de Educação Integral e Integrada de nosso Estado.

De acordo com critérios preestabelecidos pela Coordenação, a primeira ação foi a visita de um engenheiro para verificar a estrutura física das escolas. Em nossa jurisdição, a escola Estadual Agenor Guerra foi a escola escolhida para esse monitoramento. A visita ocorreu no dia 08/05/2019, por meio engenheiro e representante do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Luiz Gonzaga e de sua esposa, que o acompanha, fotografando os espaços, e foi acompanhada pelas analistas da SRE Nova Era Ivani Martins e Miriam Ferreira, além do diretor Helvécio Procópio.

A segunda ação da Coordenação será um monitoramento pedagógico, que ocorrerá nos dias 16 e 17/05/2019. Serão visitadas as escolas Estaduais Agenor Guerra, Marques Afonso e Mestre Zeca Amâncio.

Esse monitoramento da Coordenação Geral da Política de Educação Básica Integral e Integrada ocorre em parceria com o Instituto Natura, o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE, e Instituto Sonho Grande.

Em Minas Gerais, a Política de Educação Integral e Integrada foi estabelecida pelo Decreto nº 47.227/2017.

A Educação Integral e Integrada visa avançar não somente a ampliação do tempo de permanência na escola, mas na efetiva garantia do direito à aprendizagem de forma igualitária para crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação dos espaços, de múltiplas oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola, com base na concepção de um desenvolvimento pleno do ser humano, reconhecendo e articulando os diversos saberes da escola, da família, da comunidade e da região com acesso à cultura, arte, esporte, ciência e tecnologias.

Figura 02 – Luiz Gonzaga, engenheiro e representante do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Luiz Gonzaga e Edinalra Chagas (Suporte do ICE).

Fonte: Ivani Carvalho Martins

Fotos: http://oitavadired.blogspot.com – acesso em 10/05/2019