O Programa Nova Era de Arte e Educação une as linguagens educação e cultura com foco na formação do cidadão a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar. Oferece atividades direcionadas a educadores e estudantes, que incluem sessões Cine-Escola, cine-debates e oficinas.

 O intuito do programa são ações multiculturais e de educação, com programação gratuita, reunindo na cidade de Nova Era, atividades de cinema, música, teatro, circo, educação e meio ambiente.

O programa acontece de 08 a 26 de abril, nas Escolas Estaduais, Escolas Municipais, na Superintendência Regional de Ensino, na Secretaria da Educação e no Automóvel Clube (Rua Governador Valadares, 430 – Centro) e oferece atividades direcionadas a educadores e estudantes da rede pública de ensino da cidade, que incluem oficinas, sessões Cine-Escola, dinâmicas, apresentações circenses e cerimônia de encerramento. Entender o audiovisual como janela sobre as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico são metas do Cine-Expressão que nesta edição pretende beneficiar mais de 2.000 alunos, atendendo a demanda das quatro escolas estaduais e das seis escolas municipais de Nova Era.

Nesta edição, os participantes são convidados a refletir sobre a relação dos alunos e da comunidade com a escola, através do tema “Nossa escola, a gente que faz”. A proposta é dedicar um espaço e um tempo para que os alunos pensem junto aos instrutores, a partir deste encontro e das imagens: O que é a Escola? O que pode ser feito para torná-la um lugar de aprendizado e, ao mesmo tempo, de convivência bacana? É um convite para criar um olhar atento e comprometido com as formas de reconhecer o potencial e a importância que a escola tem na vida da comunidade.

Ao final das oficinas, será realizado o encerramento aberto ao público, agendado no dia 26 de abril (sexta), às 19 horas, no Automóvel Clube. O evento consiste na exibição dos vídeos produzidos pelos alunos e sorteios de prêmios para as escolas e estudantes participantes. Além dos certificados, os alunos recebem também um pen drive personalizado e concorrem ao sorteio de um celular smartphone, no total de quatro aparelhos. As escolas concorrem ao sorteio de um notebook.

Veja mais fotos aqui!

 

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br