Neste último sábado, dia 24, ocorreu a 3ª Feira de Ciências da Escola Estadual Padre Vidigal. O evento teve a exposição de trabalhos dos alunos como maquetes da reforma da Ponte Benedito Valadares, da própria escola Estadual Padre Vidigal, das salas de aula e outras. Houveram trabalhos sobre a prestação de socorros, além de projetos relacionados aos conteúdos de Matemática e de Geografia Artes e Literatura. Este foi apenas uma das ações que ocorreram nessa semana.

A experiência de se participar de uma feira de ciências, para os alunos, pode ser muito intensa e envolve uma série de desafios, que vão desde a formulação do projeto até a dificuldade encontrada para elaboração do mesmo

A feira também é entendida como uma oportunidade de trazer as famílias para o ambiente escolar. Fortalece a parceria e se compartilha a satisfação em relação ao desempenho dos alunos. Todo resultado só é positivo se houver envolvimento de ambas as partes. Quando o aluno realiza os experimentos, ele põe em prática seus conhecimentos com fundamento e maior significado. Ele aprende resolvendo problemas, buscando soluções. É um trabalho em equipe. A interdependência exigida até que tudo se realize prepara os estudantes para os desafios que vai enfrentar na universidade, no mercado de trabalho, na vida adulta.

Foto 03 – Maquete da Ponte Benedito Valadares

Foto 04 – Maquete da Escola Estadual Padre Vidigal.