PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”

Paulo Freire

O dia 20 de novembro foi marcado por inúmeras atividades de reflexão e conscientização sobre a importância da cultura negra na formação social, histórica e cultural de nosso país. Teatro, rodas de conversa, exposição e degustação de comidas típicas, além de apresentação de banda de música formadas pelos alunos. Atividades que nos fazem ampliar o olhar para além do negro escravo e reconhecer o seu valor em segmentos como literatura, música, artes cênicas, ciências, política, religião. Parafraseando Mandela, “acreditamos que a educação seja a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

Pensando na escola como agente de transformação, as atividades desenvolvidas buscaram fortalecer o respeito à diversidade e cidadania. Com a culminância desse projeto, nossos alunos mostraram que são capazes de se posicionar de forma crítica, compreendendo, valorizando e principalmente respeitando as diferenças. Sabemos que um dia é pouco para se falar de uma vida, de uma história, da valorização de uma raça, no entanto, atividades como essas significam um grande passo para a melhoria do mundo, de nós mesmos e de nosso semelhante.

Texto Maria Adriana Moreira Viana – Especialista da Educação Escola Estadual Major Lage.

 

Culminância do Projeto Consciência Negra com exposição de comidas típicas - alunos do 6º ano, da professora de Português Júnia Valéria.

Culminância do projeto Consciência Negra com apresentação dos alunos do 8º ano da professora de História, Flávia Beatriz.

Cartaz confeccionado pela aluna Lorena Oliveira Brito 8º ano.

Cartaz confeccionado pela aluna Geovanna Nunes Martins – 8º ano.

 

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br