A Escola Estadual Padre Oswaldo de Podestá iniciou sua Semana da Educação para a Vida com uma ação educativa voltada à solidariedade, através de um “varal solidário”, com doações realizadas pela equipe docente em prol dos alunos da escola.

A proposta para o dia da Consciência Negra, além de discussões em sala sobre as relações étnico raciais entre alunos e professores de História, contou também com um trabalho coletivo e interdisciplinar para a confecção de cartazes que ornamentassem o desfile realizado com os alunos pela melhor apresentação e caracterização da cultura afro-brasileira.

 A apresentação teatral da crônica “A última falsa” do escritor Fernando Sabino também fez parte da Semana, como uma das etapas de finalização do Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” desenvolvido na escola.

Também em uma prática educativa voltada à formação humana, no resgate de valores e na maior integração escolar, foi realizada, no dia 22/11, a celebração pelo Dia de Ação de Graças, com momento de partilha entre alunos e professores.

Em parceria com a Cenibra, houve ainda, durante a Semana da Educação para a Vida, um trabalho com alunos e teatro realizado por funcionários da empresa, abordando os temas “drogas e sexualidade”.

Finalizando a Semana da Educação para a Vida, foram expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sob a coordenação dos professores de Ciências, com a participação ativa dos professores das demais áreas de conhecimento.

CRONOGRAMA DA “SEMANA DA EDUCAÇÃO PARA A VIDA”

19/11: VARAL SOLIDÁRIO: Uma formação humana e social dos sujeitos educativos.

20/11: Discussão, confecção de murais e realização de desfile pelo Dia Nacional da Consciência Negra.

21/11: Após avaliação do Simave apresentação, pelos alunos do 9º ano, do teatro  “A Última Falsa”, do escritor Fernando Sabino, como parte da finalização do Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” desenvolvido na escola.

22/11: Celebração do Dia de Ação de Graças, tendo como fechamento o ato da Partilha.

23/11: Palestra e teatro, em parceria com a Cenibra, abordando os temas: drogas, sexualidade.

24/11: Fechamento da semana com a Feira de Ciências.

A SEMANA DA EDUCAÇÃO PARA A VIDA NA E. E. PADRE OSWALDO DE PODESTÁ FOI MUITO PRODUTIVA!

AS ATIVIDADES FORAM BEM DIVERSIFICADAS, CONTANDO COM A PLENA PARTICIPAÇÃO DE TODA A EQUIPE PEDAGÓGICA!

 

Alunos do 8ºano e da Telessala participando da escolha de roupas no “Varal solidário”. Foto tirada pela Especialista Aderlaine.

Alunos participantes do Desfile “Cultura afro-brasileira” (Turno matutino): Da esquerda para a direita: Tharick (810); Diego (707); Lorraine (808); Paola (809); Ismael (810) e Stéfane (916). Foto tirada pela professora Sheila (Ed. Física). Alunos do 9º ano (Turma 916) apresentando o teatro “A última falsa”, do escritor Fernando Sabino, como parte do Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” desenvolvido na escola. Fotos tiradas pela especialista Aderlaine. Alunos do turno matutino participando, junto aos demais funcionários da escola, da celebração pelo Dia de Ação de Graças. Foto tirada pela vice-diretora Lourdes. Momento de partilha, após celebração da Ação de Graças, da Turma Telessala junto à professora Sirléia. (Turno matutino). Foto tirada pela professora Sirléia.

Teatro da equipe da Cenibra abordando temas importantes para os alunos como drogas e sexualidade.

Foto tirada pela professora Aparecida (Matemática).

Maquetes realizadas pelos alunos do 6º e 7º anos do turno matutino, no trabalho sobre biomas do Brasil, sob coordenação da professora Adriana. Foto tirada pela professora Sirléia (Telessala)

Alunos do 6º ano (Vespertino) que desenvolveram trabalhos sobre Reciclagem de lixo. Fotos tiradas pela professora Jaqueline (Ciências). Alunas do 8º ano (Turma 809 – Matutino) com trabalho sobre doenças sexualmente transmissíveis, sob coordenação da professora Jaqueline. Foto tirada pela vice-diretora Lourdes. Alunos do 9º ano  (Matutino) com trabalho sobre Reações Químicas, sob coordenação da professora Jaqueline. Foto tirada pela vice-diretora Lourdes.        

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br