Nos dias 18/03, 22/03, 25/03 e 01/04, de 2024, a Equipe SEI SRE Nova Era promoveu capacitação para os Gestores Escolares das Escolas da regional, referente à utilização do Sistema Eletrônico de Informações - SEI!MG.

A capacitação foi realizada por polos, nos municípios de Ferros, João Monlevade, Santa Maria de Itabira e Itabira, e teve como objetivo orientar os Gestores Escolares sobre as funcionalidades e utilização do SEI nas rotinas administrativas das Escolas.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento.

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje ferramenta oficial do Governo Federal. O SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública.

Decreto nº 47.228, de 04 de agosto de 2017, instituiu o Sistema Eletrônico de Informações como sistema oficial, no âmbito do Poder Executivo de Minas Gerais, para formação, instrução e decisão de processos administrativos eletrônicos. Sua utilização é obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional e facultativa para as empresas estatais a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

O SEI vem revolucionando a administração pública, e sua utilização pelas escolas apresenta uma oportunidade ímpar de modernização dos processos administrativos e de comunicação, pois, permite a gestão eletrônica de documentos e processos de forma eficiente, segura e sustentável. Com a centralização eletrônica, as trocas de comunicação ficam mais rápidas. Um documento que precisava ser protocolado e levado entre dois ou mais órgãos agora é enviado e recebido imediatamente por todos. Isso porque o sistema legitima instantaneamente a comunicação e pode ser acessado em celular, tablet ou computador.

No contexto das escolas, o SEI pode pode ser utilizado para diversos fins administrativos. Algumas possíveis aplicações incluem:

1. Gestão de documentos: O SEi permite o armazenamento digital de documentos, facilitando a organização e o acesso a informações relevantes. Isso inclui documentos como atas de reuniões, comunicados internos, memorandos, ofícios, entre outros.

2. Fluxo de processos: O sistema auxilia no gerenciamento de fluxos de trabalho, permitindo a criação e resposta de processos administrativos.

3. Assinaturas digitais: O SEI também oferece a possibilidade de assinaturas digitais, que podem ser utilizadas para validar documentos eletrônicos, permitindo uma tramitação mais rápida e eliminando a necessidade de impressão, assinatura manual e escaneamento de documentos.

A Equipe SEI SRE Nova Era possui 6 integrantes, e atua como multiplicador do SEI, que é responsável por ministrar o treinamento do Sistema, tirar dúvidas e outras demandas operacionais.

Confira os registros da Capacitação SEI SRE Nova Era:

Local: CESEC Professor Júlio de Carvalho
Público: Diretores de Ferros

Data: 18/03/2024

Local: Escola Estadual João XXIII
Público:
Diretores Escolares dos municípios de João Monlevade e Rio Piracicaba.

Data: 22/03/2024

Local: Fundação Francisco de Assis
Público:
Diretores Escolares dos municípios de Santa Maria de Itabira, Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

Data: 25/03/2024

Local: Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio