A Formação de Gestores Escolares é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em prol da valorização e apoio aos gestores escolares, atores fundamentais para o sucesso das políticas educacionais. O Curso tem a finalidade de orientar os Diretores da rede pública estadual quanto aos assuntos referentes às áreas:

  • Módulo I - Gestão Administrativa e Financeira da Caixa Escolar;
  • Módulo II - Gestão Pedagógica; e
  • Módulo III - Gestão de Pessoas.

No Módulo I - Gestão Administrativa e Financeira da Caixa Escolar é abordada de forma simples a legislação que norteia as ações do Diretor, enquanto Presidente da Caixa Escolar, trazendo os procedimentos necessários à gestão dos recursos financeiros e, auxiliando os gestores e demais atores envolvidos na condução dos aspectos administrativos e financeiros das Caixas Escolares das escolas estaduais. O objetivo é aproximar o Gestor Escolar, das rotinas administrativas e financeiras realizadas na instituição escolar, por meio do estudo de legislações e da melhor forma de aplicá-las.

No Módulo II - Gestão Pedagógica são apresentados conteúdos que abordam o que é essencial para o bom funcionamento da escola e a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede estadual de Minas Gerais, possibilitando a reflexão e contribuindo para o desenvolvimento das equipes escolares. O conteúdo considera informações e conhecimentos relativos à garantia do direito à aprendizagem, as informações educacionais e gestão da educação, e a organização e funcionamento escolar.

No Módulo III - Gestão de Pessoas são apresentados aspectos pertinentes à Liderança de Equipes e à Gestão de Pessoas na rede estadual de ensino de Minas Gerais, possibilitando reflexões e contribuindo para o desenvolvimento das equipes escolares assim como para o fortalecimento da autonomia da instituição. O conteúdo considera, ainda, informações e conhecimentos relativos ao Quadro de Pessoal e à regularidade da vida funcional dos servidores. Para isso, é importante que o gestor conheça as diferentes Concessões e Afastamentos que são assegurados ao servidor, para que seu processo funcional tenha uma trajetória regular até o momento da aposentadoria.

Para ter acesso ao material didático do curso, clique aqui.

 

Localizada desde 15/10/1971 à rua Carlos Augusto Felipe, nº 71, no Bairro Serra na cidade de Nova Era/MG, a Superintendência Regional de Ensino Nova Era - SRE - foi criada pelo Decreto Nº 12480 de 03/03/1970 com propósito de ser uma Instituição Pública com finalidade de exercer, regionalmente, as ações de supervisão técnica, orientação normativa, cooperação e de articulação e integração Estado e município, em consonância com as diretrizes e políticas educacionais.

Ela se apresenta dividida em 03 (três) Diretorias, a saber: Diretoria Educacional; Diretoria de Pessoal e Diretoria Administrativa e Financeira e 01 (uma) Assessoria de Gabinete que visam dar suporte às escolas a ela jurisdicionadas.

A SRE Nova Era atende às 55 - cinquenta e cinco - escolas estaduais e um Colégio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM - Unidade Dr. José de Grisolia, escolas da rede municipal, escolas privadas de 15 - quinze - municípios, sendo eles: Bela Vista de Minas, Dionísio, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José do Goiabal e São Sebastião do Rio Preto. 

Atualmente seu quadro de pessoal é composto por 100 - cem - funcionários e é dirigida pelo Superintendente Joel dos Santos Pereira, desde 19 de setembro de 2023.

Endereço: Rua Carlos Augusto Felipe, nº 71. Bairro Serra, Nova Era/MG. CEP - 35920-000
Telefone: (31) 3861 5100
Site Oficial: http://srenovaera.educacao.mg.gov.br/ 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r

 

 

 

SRE Nova Era
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