No dia 1º de julho, o Promotor de Justiça da Defesa da Educação da Comarca de Itabira, Renato Angelo Salvador Ferreira, reuniu-se em videoconferência, com representantes da SRE Nova Era e das Secretarias Municipais de Educação dos Municípios de Itabira e Santa Maria de Itabira, com o objetivo de averiguar o cumprimento dos itens da Recomendação do MP de 12/05/2020, bem como oportunizar aos presentes manifestações sobre as particularidades, dificuldades e êxitos na condução das ações do regime de estudo não presencial e de reorganização dos calendários escolares.
As reuniões de Módulo II das Escolas Estaduais estão acontecendo remotamente, por meio de webconferências, realizadas através do Google Meet, devido ao Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP).
Uma nova maneira de enxergar, analisar e complementar o PET durante o REANP a partir da Matriz Curricular.
Diante da proposta do teletrabalho, apresentamos dúvidas e dificuldades de como colocaríamos em prática o “novo”. Fez-se necessário, um alinhamento das ações junto à equipe pedagógica, de como executaríamos este atendimento aos alunos e da melhor forma possível, para dar continuidade ao ensino aprendizagem.
Adversidades podem ter diferentes intensidades e origens, podem ser tão poderosas que são capazes de parar as atividades que muitos de nós desenvolvemos. Mas a história já mostrou que somos capazes de vencê-las, mesmo que isso exija muitas mudanças.
Reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19 e mantiveram a relação com os estudantes.
Através do aplicativo Meet os professores intérpretes em LIBRAS, Cíntia Cristina Melo Campos E Lopes, Danielle Caroline De Oliveira e Pedro Henrique Gregório, da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, da cidade de Itabira/ MG, realizam atendimento educacional ao aluno Rodrigo Henrique Silva Oliveira, matriculado no 2º ANO EMTI - Curso Téc. em Administração.
A Sala de Aula virtual “Estude para o Enem” no Google Classroom, é uma iniciativa da professora de Matemática Cinthia Lane Dias Ribeiro, da E. E Agenor Guerra de Santa Maria de Itabira, que tem por objetivo estimular alunos (e ex alunos) a se prepararem para o ENEM. A sala de aula já conta com vídeo aulas trabalhando temas como Polinômios e Propriedades da Potenciação, listas de atividades e Quiz sobre Números inteiros.
Diretora da Superintendência Regional de Ensino Nova Era, Jânua Caeli Gervásio Galvão, participou na última quinta-feira, dia 18/06, do Programa Bate Papo com Royal Bento, na Rádio Alfa FM (105.3), com o tema: Desafios e Soluções na Educação e no Mundo pós Covid-19.
A Diretoria de Pessoal da SRE Nova Era, apoiada pela Coordenação de Avaliação de Desempenho e em companhia da Superintendente Jânua Caeli Gervásio Galvão, realizou, no dia 16 de junho de 2020, videoconferências sobre a nova metodologia de avaliação de desempenho dos Gestores Escolares, implementada pela Resolução 10167/2020.
O professor de química, Júlio César Vieira, das Escolas Estaduais Agenor Guerra e Doutor Costa, ambas da cidade de Santa Maria de Itabira, cria programa de podcasts para levar informação e diversão à comunidade escolar.
O Programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB é uma oportunidade para os estudantes de Ensino Médio, das redes de ensino pública ou privada, vivenciarem o trabalho dos Deputados Federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país.
No dia 10 de junho de 2020, a Divisão de Operações Financeiras da SRE Nova Era, aliada à Equipe de Prestação de Contas e acompanhada da Superintendente Jânua Caeli Gervásio Galvão, realizou videoconferência financeira a todas as escolas desta regional objetivando esclarecer as recentes informações acerca das ações a serem desenvolvidas durante o período de Pandemia.
O Bolsa Merenda é um benefício ofertado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), através de transferência de recursos para uma parcela dos estudantes da rede estadual de ensino.