Disparador da Semana do Protagonismo Juvenil
Foto: Acervo da Escola

Uma semana para aprender na prática do dia a dia! Foi com esse mote e a chamada ao lado que a Escola Estadual Manoel Loureiro deu início à sua Segunda Semana de Práticas Exitosas no REANP, realizada de 21 a 25 de Setembro de 2020.

Com atividades ricamente planejadas, a partir das necessidades de aprendizagem dos alunos e de seus espaços de vivência, os alunos da Manoel colocaram a “mão na massa”, desenvolvendo intelectualidade e proatividade através do Protagonismo Juvenil.

Em estudos coletivos para alinhar o planejamento do PET IV com possíveis mecanismos de interação, os quais se constituem como maior responsável pela participação efetiva dos estudantes nas atividades remotas propostas, os professores, equipe pedagógica e gestão escolar desenvolveram um conjunto de atividades reflexivas e de ordem prática nas quais os alunos pudessem interagir proativamente, produzindo campanhas, croquis, projeções, mapas mentais, vídeos, jornais virtuais, dentre outras ferramentas de estudo e comunicação, alicerçadas em gêneros multimodais e multissemióticos, característicos da realidade digital contemporânea.   

Campanha elaborada pela aluna Elisiane Raquel Gonçalves do 3° ano EM, orienrando o consumidor quanto à gasolina adulterada.
Foto: Acervo da Escola 

Na oportunidade, foram postos em debate fenômenos da atualidade como a realidade social dos deficientes e dos idosos, o preconceito em suas múltiplas formas, além da discussão do modelo científico e da importância dos modelos empíricos para a sedimentação das práticas. Os trabalhos foram divididos em 10 propostas, ofertadas ao longo da semana. Sendo,

  1. Jornal Virtual: a realidade do idoso e do deficiente na sociedade atual;
  2. Make your profile! Connect to opportunity!
  3. Prevenir é melhor que remediar;
  4. Mas se não tem prevenção, há remédios para combater as facetas do preconceito!
  5. Tá perdido? Geografia: pra quê te quero?
  6. Ampliando o repertório cultural: legendando as imagens ao longo do tempo?
  7. Matemática além dos números: a casa dos meus sonhos!
  8. Física e as moedas equilibristas;
  9. Arte e Cultura: contos do Congadeiro.
  10. Química e Direito do Consumidor: Determinação do teor de álcool na gasolina.

 

O grupo de professoras de Biologia construiu, além de um tutorial sobre criação de mapas mentais, quadrinhos sobre a evolução do conhecimento empírico ao conhecimento científico, abordando as prioridades medicinais dos chás.
Foto: Acervo da Escola
 

O resultado foi bastante positivo. Didaticamente, validamos estratégias metodológicas: propostas objetivas, chamativas e sistematicamente articuladas, produtos potentes, criativos e densos de conteúdo. 

 

Medicamento humoristicamente prescrito contra o preconceito, pela aluna Laisa Sincera, 3° ano EM.
Foto: Acervo da Escola 

Por Joel dos Santos Pereira.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br