O Projeto “Oscar Minas” foi idealizado e é desenvolvido há 11 anos por José Quirino (Kiko), professor na E.E. “Minas Gerais” e do Curso “UK Centre”, de Uberaba.

O convite para participar desse projeto chegou à escola há quatro anos, através de e-mail enviado pela 24ª SRE. O mesmo foi repassado a nós, professoras de Língua Inglesa, pela, então diretora, Cleonice Gomes Nogueira. Aceitei o desafio, e, a partir de então, a E.E. “Dr. Geraldo Parreiras, meus alunos e eu abraçamos o projeto.

Para torná-lo viável, fiz adaptações e o mesmo foi colocado em prática em fevereiro, com o nome “Parreiras – Independent Films”, e foi avaliado como o trabalho do 1º bimestre. Quatro grupos por turma fizeram curtas-metragens, com duração de 5 minutos, em Inglês, com legenda, e atuação dos mesmos. Cada componente assumiu uma categoria para elaborar o trabalho (ator, diretor, editor de som, etc.). Outra orientação foi que os filmes trouxessem uma mensagem positiva ou crítica consciente em relação a algum problema social comum.

Seguindo o cronograma do professor Kiko, em maio fez-se a pré-inscrição no “Oscar Minas”. As inscrições definitivas, os “making of”, e os filmes foram enviados em julho, por e-mail. Após avaliação da equipe responsável, os filmes foram disponibilizados, por mais ou menos 40 dias, para visualizações e votação pública através do site oscarminas.com.

A noite de premiação (“Award Night Event”) sempre acontece em outubro, no Cine-Teatro Municipal Vera Cruz, Uberaba. As categorias avaliadas e premiadas foram: “Makeup” (maquiagem), “Costume Design” (figurino), “Sound Editing” (edição de som), “Film Editing” (edição de filme), “Visual Effects” (efeitos visuais), “Art Direction” (direção de arte), “Direction” (direção). “Actress” (atriz), “Actor” (ator), “Film/Picture” (filme), “Making of” (bastidores), “The Viewers’ Choice” (a escolha do público), “The teacher of the Year” (professor do ano) e “The School of the Year” (escola do ano).

Em 2016, inscrevemos os filmes “Beggar, a New Look” e “Dark Horse”; tivemos 13 indicações, mas não fomos premiados.

Em 2017 foram dois filmes inscritos: “Let for There” e “A Scream of Help”, que foi premiado com a estatueta “The Best Sound Editing”.

Ganhei o prêmio “The teacher of the Year” em 2018, quando concorremos com três filmes “Help me”, “Hope and Pride” e “The bad of the Mind”, que receberam várias indicações.

A última premiação aconteceu em 25/10/2019, quando ganhamos três troféus e a indicação “The Teacher of the Year”/19,  com cinco filmes inscritos:

• “Social Problems”
  • “The Assassin of the Hatchet”
  • “Lady” - teve 2 indicações - “Film Editing” e “Direction”
  • “Mystic Revenge” - premiado - “The Best Making of”

Recebendo troféu “escolha do público”, filme “Be the Light in Someone´s Life”. Foto: Acervo da Escola.

“Be the Light in Someone’s Life” - duplamente premiado – “The Best Actress”, (Júlia Santiago Torres) e “The Viewers’ Choice”.

Ítalo Borges (202), diretor do filme “Mystic Revenge””, Oscar de melhor making of. Foto: Acervo da Escola.

Aproveito a oportunidade para agradecer o Prof. Kiko pela iniciativa,  aos funcionários do Hotel Dan Inn Uberaba, que carinhosamente nos recebeu todos esses anos, aos meus alunos, pelo empenho e dedicação com que fazem esse trabalho, aos pais e/ou responsáveis, que confiam os adolescentes a mim para uma viagem tão distante, aos meus colegas de trabalho, que não medem esforços ao colaborar, à direção da E.E. “Dr. Geraldo Parreiras”, juntamente com a 24ª SRE, que entendem o valor de levar o aprendizado para fora dos muros da escola, aprovando os gastos gerados pelo projeto. Enfim, agradeço a Deus por me oferecer uma família linda, que me apóia e cresce junto comigo a cada projeto realizado.

Júlia Santiago Torres, Oscar de melhor atriz-filme “Be the Ligtht in Someone´s Life”, que também recebeu troféu “filme escolhido pelo público”. Foto: Acervo da Escola.

Autora: Professora Ione Aparecida Marques