No dia 23 de outubro de 2019, os alunos da educação integral da Escola Estadual Professora Marciana Magalhães, sob orientação do vice diretor Jhonatan dos Santos Ferreira, receberam a visita da turma do 7º ano do ensino fundamental II do Colégio Auge.
O Projeto “Levando o Mundo para o Auge”, foi desenvolvido em função da Mostra Cientifico Cultural do Colégio Auge e tem em suas entrelinhas a missão de colocar em pauta as metas do novo milênio, além de promover nos educandos uma abertura para valorização do processo educativo.
Tem-se como objetivos:
Oportunizar aos alunos uma troca de experiência com outras realidades escolares ao que concerne a qualidade de educação básica, entre os desafios e avanços.
Promover um intercâmbio entre as escolas, afim de fomentar uma melhor integração e resgate do valor da educação para a formação humana.
Buscar compreender por meio da pesquisa e da observação de campo a realidade escolar, apontando os desafios e potencialidades.
Trata-se de um observatório sociofilosófico que abordou como linha mestra, a fundamentação em direitos e cidadania, desenvolvendo nos alunos por meio da observação e da práxis a corresponsabilidade e comprometimento com as causas sociais no campo educacional.
Nesse contexto, destaca-se o papel da educação formal e não formal como garantia dos direitos básicos do homem, tal a educação de qualidade.
Acredita-se que o protagonismo dos educandos possa contribuir para ratificar o dever cidadão ao que tange a igualdade de oportunidades entre a juventude, que por diversos motivos é negligenciada de seus direitos. Nesse sentido, a aplicação e desenvolvimento do projeto tem como proposição a segunda meta do novo milênio “META 2- Educação básica de qualidade para todos”.
Diante desse cenário, temos como linha de atuação, a proposta de oficinas de letramento e reforço escolar em uma instituição/ Escola de rede pública estadual ou municipal inseridas em comunidade com alto índice de vulnerabilidade social.
“A atividade desenvolvida nessa manhã, foi de suma importância para o despertar da tarefa e missão transformadora da educação na vida dos nossos alunos”. Afirma a professora orientadora do projeto; Mayra Souza Costa (Colégio Auge).