Em consonância com o a lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que versa o ensino da cultura afro brasileira no contexto educacional, a Escola Estadual Professora Marciana Magalhães realizou entre os dias 20 a 25 de novembro de 2016, a 3ª edição do projeto afro educando, que tem como objetivos:

Criar oportunidades para que toda a comunidade escolar conheça a trajetória histórica do povo negro no brasil e na sua construção da cidadania plena. 

Colocar em discussão uma questão tanto antiga quanto atual como o racismo e o antirracismo no brasil, desenvolvendo assim as competências de reflexão na identidade, de modo a pensar e agir contra todas as formas de discriminação existentes nos ambientes escolares e também fora deles.

 

Durante toda a semana as atividades foram desenvolvidas com todas as turmas, em vista de aproximar os educandos da realidade e contexto do negro no brasil, evidenciando assim o seu legado para a cultura de nosso povo. Estratégias como essa de resgatar o valor do povo negro é um dos passos para que a equidade étnica seja realidade de nossas escolas, o caminho para acabarmos com o racismo e preconceito no cotidiano escolar.

No dia 25 (sexta –feira), o turno matutino encerrou suas atividades com a culminância do projeto. A manhã foi repleta de atividades e descobertas de talentos, tivemos apresentações artísticas, salas temáticas e o desfile afro (premiando o 1º e 2º lugar da beleza afro marciana 2016).

 

Equipe de animação.
Equipe de animação.

 

 

Sala ambiente – primeiro ano – 101
Sala ambiente – primeiro ano – 101

 

Segundo o idealizador do projeto, o professor Jhonatan dos Santos Ferreira (especialista em educação escolar quilombola e lei.10.639/03), a realização de projetos como esse deve fazer parte do cotidiano de nossas escolas por acreditar que educar para a igualdade racial ainda é um desafio e deve ser discutido em todo o ano letivo, dando oportunidade para educandos conhecerem a história do povo negro e com isso se abrir ao respeito e ao diálogo. A escola que investe na promoção de atividades que fomentam a equidade, a diversidade, o respeito e a tolerância religiosa, está favorecendo também a cultura de paz. 

 

( Prof. Jhonatan – idealizador) e a aluna Miriele.
( Prof. Jhonatan – idealizador) e a aluna Miriele.

 

 

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