A língua de sinais é também conhecida como língua gestual, ela faz uso de gestos e sinais em substituição à língua que todos nós bem conhecemos em nossas comunicações: a língua falada. 

É por meio dela que as pessoas surdas trocam comunicações entre si e com pessoas ouvintes, desde que elas dominem esse incrível conhecimento. 

A Linguagem Brasileira de Sinais / Libras é utilizada pela comunidade de surdos no Brasil e é reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial. A lei que dispõe sobre a Libras é a Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. 

A Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio - EEMZA conta com competentes e dedicados profissionais da área, como os instrutores e os intérpretes de Libras que apoiam os alunos surdos e com deficiência auditiva em seus estudos e em suas vivências na escola. 

Além do uso da Libras, há também uma alternativa interessante que é a técnica da Leitura Labial. Essa técnica consiste na observação do posicionamento dos lábios do falante com o objetivo de compreender a mensagem falada por ele, é justamente nesse ponto que se encontram a pandemia, as máscaras de proteção e a leitura labial. 

Neste período de pandemia é obrigatório e é uma questão de saúde o uso das máscaras e pensando nisso os profissionais da EEMZA estão utilizando máscaras com um diferencial, uma tela transparente na área da boca que permite a leitura labial. 

Assim, a ação da comunicação, tem lugar garantido em nossa escola. Sempre!

Na foto acima estão: Simone de Oliveira e Silva, Pedro Henrique Gregório, Cintia Cristina Melo Campos e Lopes e Danielle Caroline de Oliveira, professores da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio da cidade de Itabira. 

Por: Daniele Carolina / Prof. Hercules Avancini

Disponível em: www.eemza.com.br

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br