A escola Estadual da Fazenda da Betânia acredita muito no vínculo com seus alunos, pais e comunidade, e, em 2017, criou o projeto “Minha Pedreira tem história”. O grande objetivo era resgatar a história do bairro, que passava por um cenário de violência, o que afetava diretamente a escola. Desde então, a iniciativa vem desenvolvendo diversos temas e assuntos, fazendo a interação de todos, ligados ao foco inicial.

Mesmo diante do cenário atual, a equipe escolar definiu manter o projeto, utilizando ferramentas que estão ao alcance dos docentes, alunos e familiares. E mais um tema surgiu: “Minha Pedreira tem história: para além da pandemia”. O objetivo permanece em valorizar a história do bairro Pedreira, mas, agora, possibilitando aos alunos uma interação maior com o espaço que estão mais diretamente relacionados, criando um sentimento de pertencimento e cuidado com o ambiente em que vivem.

E para desenvolver este tema, estudantes do sexto ao oitavo ano, do turno da tarde, usarão a fotografia para expressarem seus sentimentos durante o período de isolamento social. Já os do ensino médio, irão resgatar a linha tempo do “Projeto Minha Pedreira tem história”, relembrando os seus três anos de existência, utilizando diversas tecnologias para apresentar a bela biografia. Para a participação de toda a escola, serão propostos um concurso de fotografia sob o título “A Pedreira da minha janela: meu olhar sobre a comunidade”; e outro de desenho “Como víamos o mundo antes e como desejamos ver o mundo após a pandemia?”. 

Sabe-se que nenhuma tecnologia pode, por si só, garantir a aprendizagem dos alunos, pois é adquirida por meio de relações interpessoais, entre familiares, amigos, professores... Na escola, dentro da práxis, isto acontece de forma curricular, pensado, mediado e discutido pelos docentes. O desafio agora é manter a aprendizagem mesmo de forma remota. Este projeto é uma alternativa na tentativa de manter o vínculo da escola com a comunidade e os estudantes e, assim, ampliar o conhecimento.

Por: Equipe da Escola da Fazenda da Betânia

 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br