No ano de 2017 a E. E. Antônio Linhares Guerra, em Itabira-MG, voltou-se ao cuidado integral de sua comunidade escolar,  através do Projeto “Pertencemos, Logo Cuidamos”. Cuidar tem etimologia no latim cogito, pensar. Na língua portuguesa, dentre as acepções mais utilizadas para palavra cuidar temos: “ter cuidado em”, “ajudar a”, “interessar-se por”, “assistir a”, “conservar” e “estender a mão”. Assim, cuidar significa ter o pensamento e as ações dedicadas a alguém ou a algo.

Com este espírito em nossa Semana de Educação Para a Vida organizamos uma programação voltada para a Educação para os Direitos Humanos e à Saúde Mental, envolvendo todas as turmas, nos três turnos. No dia 20 de novembro, realizamos rodas de conversa sobre a história do Dia da Consciência Negra e vivenciamos ricos debates sobre a importância do combate ao racismo na escola. Foram apresentadas interessantes produções de texto e de desenhos relacionados ao tema.

No dia 21 de novembro, também aconteceu a apresentação do Coletivo Vouterar que realizou uma intervenção cultural, apresentando a História e Cultura Afrobrasileira, a denúncia do racismo, e a emocionante declamação do poema “Gritaram-me negra” de Victoria Santa Cruz.

 Apresentação cultural do Coletivo VOUTERAR com participação da estudante Júlia Mara, do 7º ano da EEALG. Foto – Ana Gabriela Ferreira.Apresentação cultural do Coletivo VOUTERAR com participação da estudante Júlia Mara, do 7º ano da EEALG. Foto – Ana Gabriela Ferreira.

 

Seguimos na dimensão da Educação para os Direitos Humanos e a Saúde Mental,  nos dias 22 ao 24/11 realizamos a palestra “Depressão na adolescência: sinais e cuidados”, com nossa professora de biologia Marina Soares, que também é psicóloga. Durante a conversa com os estudantes, a psicóloga Marina falou sobre saúde mental e os sinais da depressão na adolescência. Ela pontuou sobre a importância do diagnóstico ser realizado por psicólogos ou médicos psiquiatras. Informou sobre os vários tipos de automutilação e refletiu com os estudantes sobre frases que foram pichadas na escola que revelam os sinas de depressão entre os estudantes da E.E. Antônio Linhares Guerra, tais como: “Você se corta?”; “Não é suicídio quando sua alma já está morta.”; e “A alma guarda o que a mente tenta esquecer.”.

 Palestra com a professora de biologia e psicóloga Marina Soares com as turmas de 2º ano. Foto – Ana Gabriela Ferreira.Palestra com a professora de biologia e psicóloga Marina Soares com as turmas de 2º ano. Foto – Ana Gabriela Ferreira.

 

No dia 21/11 aconteceu o “Cine Direitos Humanos: A autonomia da Mulher” apenas com as estudantes na biblioteca, pois nosso objetivo foi pontuar questões de gênero como patriarcalismo, machismo, violência doméstica, ciclos de violência de gênero, autonomia da mulher, direito à educação e projetos de vida. O debate com as estudantes foi mobilizado pelas professoras Ana Gabriela Ferreira, de Sociologia e Paula Cristina dos Santos, de Língua Portuguesa.

 

Professora Paula Santos no Cine Direitos Humanos: A autonomia da Mulher, com as turmas do 9º ano e 1º ano – turno vespertino. Foto – Ana Gabriela Ferreira.
Professora Paula Santos no Cine Direitos Humanos: A autonomia da Mulher, com as turmas do 9º ano e 1º ano – turno vespertino. Foto – Ana Gabriela Ferreira.

 

E no dia 29/11 o Coletivo Filhas de Frida, da cidade de Montes Claros, realizou palestra sobre Assédio, Violência Contra Mulher e Relacionamento Abusivo para as turmas do 2º ano. Como parte da Campanha 16 dias de Ativismo de pelo fim da Violência contra a Mulher, que em Itabira foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

 

Coletivo Filhas de Frida, da cidade de Montes Claros, e professora Ana Gabriela na Palestra sobre Assédio, Relacionamento Abusivo e Violência contra Mulher. EEALG nos 16 de Ativismo de pelo fim da Violência contra a Mulher. Foto – Acervo Ana Gabriela Ferreira.
Coletivo Filhas de Frida, da cidade de Montes Claros, e professora Ana Gabriela na Palestra sobre Assédio, Relacionamento Abusivo e Violência contra Mulher. EEALG nos 16 de Ativismo de pelo fim da Violência contra a Mulher. Foto – Acervo Ana Gabriela Ferreira.

 

Por Ana Gabriela Chaves Ferreira

Profª Sociologia 

 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br