No dia 24 de setembro - dia Nacional das Línguas de Sinais - a professora intérprete de Língua de Sinais, Cíntia Lopes, apresentou a palestra “Setembro Azul – Mês de valorização da Cultura Surda”, explorando o fundo histórico desse mês tão importante para os Surdos, bem como a Cultura e Identidade destes. Houve uma aula expositiva do abecedário datilológico, além de sinais usados não apenas na LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), mas também na LSA (Lengua de Señas Argentina) e ASL (American Sign Language).

O evento, dinâmico e interativo, contou com a participação da equipe e de alunos do CESEC, destaque para a aluna surda: Elenice Sérgio e para o ex-aluno Surdo: Pablo Alberto Oliveira; professores da Escola Estadual Maricas Magalhães, da UNIFEI, EEMZA e outros convidados da rede municipal e privada de ensino de Itabira. O professor da UNIFEI, Aldo Lopes, atuou como intérprete da palestrante.

O CESEC Professora Dorinha Ferreira, orgulhosamente, agradece a participação de todos.

Palestrante Cíntia Lopes e intérprete Aldo Lopes. Foto: Acervo da Escola

Alunos e equipe do CESEC, professores da Escola Estadual Maricas Magalhães, da UNIFEI, EEMZA e convidados da rede municipal e privada de ensino de Itabira. Foto: Acervo da Escola

Autor(a): CESEC Professora Dorinha Ferreira