O projeto “Ler é o maior barato’’ é uma iniciativa da Especialista de Educação Básica Érica E. da Silva Pereira em conjunto com os professores de língua portuguesa e a professora de uso de biblioteca da Escola Estadual Professor Alcides Fernandes de Assunção (EEPAFA), Ferros, Minas Gerais.

O projeto teve inicio no mês de agosto, com participação de toda comunidade escolar, e é desenvolvido com desafios semanais de leitura. A cada semana são compartilhados pelos professores, diferentes gêneros textuais com a finalidade dos alunos realizarem a leitura e apresentarem ao final da semana as ações concretas da leitura. 

As ações concretas são produções de textos, vídeos e podcasts sobre os desafios de leitura realizados.

A estratégia tem incentivado e revelado vários talentos, como o aluno Samuel Henrique Luiz Vidal Silva, Anna Izabell Lellis Fernandes e Afonso Francisco Mendes Guerra, turma 6º ano do Ensino Fundamental, que orientados pela professora Sandra Santos desenvolveram um excelente trabalho com a família.

O aluno Samuel Henrique realizou a leitura e encenação do Conto: Dona Esperança, do livro: "Assim se conta em Ferros’" que relata histórias de habitantes do município. O vídeo apresentado teve a participação da tia Imaculada Vidal, que demonstrou como era a Dona Esperança.   Outro gênero, utilizado foi o poema do livro Pedra Menina, do escritor ferrense José Virgílio Gonçalves, uma linda homenagem em sua memória. 

Para conhecer o projeto, clique aqui.

Para ver o vídeo de poesia do aluno Samuel, clique aqui.

Fotos: Acervo da Escola.

Por: Érica E. Da Silva Pereira – Especialista de Educação Básica.

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br