Educoquiz - Biblioteca no REANP

Elaborar atividades de biblioteca, neste momento crítico, devido à pandemia do coronavírus, que fossem atraentes e educativas  para os estudantes jovens e adultos de EJA (e que pudesse prepará-los para as avaliações online),  levou à criação de atividades de múltipla escolha - EDUCOQUIZ com 10 questões cada. Uma forma de estabelecer um elo entre estudantes, professores, gestores, escola/biblioteca, que abrandasse um pouco o sentimento de abandono/perda causado pelo distanciamento social, unindo estudantes e funcionários nos 40 anos do CESEC Professor Júlio de Carvalho Soares.

O primeiro EDUCOQUIZ trouxe questões retiradas do “Boletim Informativo do CESEC” Professor Júlio de Carvalho Soares e atividades realizadas em 2019. Após elaborado, passou pela apreciação da diretora e da orientadora, que orientou-me a assistir ao vídeo: Como fazer formulário Google (Marcelo Alves), postado no e-mail institucional, para melhorar o visual do teste. Até chegar à versão final enviei para os colegas testarem. Ao postar em 25/05/2020 no grupo de whatsapp dos alunos fiz a seguinte chamada: “Criei um teste EDUCOQUIZ com 10 questões de múltipla escolha sobre o CESEC. Em tempos de pandemia, DIVERSÃO sem sair de casa, é bom. Teste seus conhecimentos! SUCESSO!!!”. Foi muito bom, meus colegas gostaram e participaram realizando o teste e incentivando os seus alunos a participarem, também houve a participação da comunidade.

Hoje já estamos no sexto EDUCOQUIZ. O segundo (postado em 05/06/2020) abordou a obra literária de um autor da cidade com a chamada no grupo: “Hoje postarei o segundo EDUCOQUIZ. Não se preocupem com a pontuação. É importante participar! Sucesso a todos! ”.  As questões foram elaboradas de forma a instigar a leitura da obra literária ao abordar pessoas, locais e fatos de nossa cidade. O terceiro foi relâmpago (25/06/2020 a 26/06/2020), abordou questões relacionadas ao tabagismo, retiradas do e-mail institucional – “Memorando Circular nº 19/2020/SEE/DMTE-CTETC - Divulgação da Campanha de combate ao tabagismo” e contou com 2 questões de múltipla escolha (verdadeiro ou falso). A partir de questões elaboradas pelos professores o quarto e o quinto testes (postados em 30/06/2020 e 10/07/2020) apresentam questões interdisciplinares e de raciocínio lógico. O sexto retornou às obras literárias de autores da comunidade (3 livros) e 1 questão sobre o Facebook da Biblioteca - CESEC Professor Júlio de Carvalho Soares (Quantos EDUCOQUIZ haviam sido publicados nele) .

Os próximos EDUCOQUIZ serão interdisciplinares, de obras literárias e também abordarão temas sociais relevantes. Levou-se em conta ao elaborar as questões as condições de vida e trabalho de nossos alunos de EJA e buscou-se, assim, despertar o gosto pela leitura e minimizar as dificuldades de compreensão, interpretação, vocabulário, oratória e o distanciamento social. E sendo a escola, enquanto instituição, responsável por fomentar a busca do conhecimento e a biblioteca escolar, uma das possibilidades de leitura que contribui para uma aprendizagem significativa e prazerosa - "viajar sem sair do lugar", decidimos que um trabalho em equipe traria bons resultados.

Segue link dos formulários e da página do Facebook da Biblioteca:

1 - EDUCOQUIZ / CONTANDO NOSSA HISTÓRIA - CESEC Professor Júlio de Carvalho Soares 

2 - EDUCOQUIZ - LIVRO “CATANDO OS MEUS PEDAÇOS” 

3 - EDUCOQUIZ RELÂMPAGO - 24H 25/06/2020 a 26/06/2020 

4 - EDUCOQUIZ INTERDISCIPLINAR - 30/06/20

5 - EDUCOQUIZ - DESAFIOS

6 - EDUCOQUIZ - AUTORES FERRENSES

Facebook : BIBLIOTECA - CESEC Professor Júlio de Carvalho Soares

Por: Professora Ana Maria Silva Melo

 
 
 
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br