Na manhã do sábado, dia 11 de junho, alunos, pais e moradores do município de Ferros, visitaram a 1ª Feira de Ciências promovida pela Escola Estadual Professor Alcides Fernandes de Assunção e CESEC Professor Júlio de Carvalho Soares.

Abertura da Feira de Ciências.

Bastante populares durante a década de 1990, as Feiras de Ciências estudantis têm uma tradição de mais de cinco décadas, acontecendo no Brasil e América Latina desde a década de 1960 como uma oportunidade para estudantes apresentarem suas produções científicas escolares (BRASIL,2006) a um público diverso daquele que compõe o ambiente de suas salas de aula (HARTMANN e ZIMMERMANN, 2009).

Neste sentido, o evento teve como principais objetivos a promoção do desenvolvimento criativo e capacidade investigativa nos estudantes, divulgar os trabalhos realizados e fortalecer os vínculos entre a Escola e a comunidade. Os alunos deram asas a criatividade e mostraram seu talento. Foram expostos cerca de 30 trabalhos envolvendo temáticas relacionadas a meio ambiente, ciências exatas, biológicas e humanas, como, por exemplo, circuito elétrico, fossa séptica, areia movediça, vulcão, entre outros.

Os alunos do CESEC, com a orientação dos professores Renato Lima, Patrícia e Roselainy apresentaram a fossa séptica biodigestora para o tratamento de esgotos nas áreas onde não há saneamento básico. Os alunos explicavam aos visitantes que a fossa séptica constitui-se numa alternativa importante para as moradias da zona rural e contribui no combate a verminoses, endemias e doenças de veiculação hídrica.

Alunos apresentam a Fossa Séptica aos visitantes.

O circuito elétrico construído com sucatas pelo aluno do CESEC Carlos Henrique Souza Oliveira, atraiu os visitantes. O grande desafio é passar um arco sem esbarrar no fio. Caso isso aconteça é emitido um som e acende uma luz, desclassificando o participante.

Mateus Lucas, aluno da EEPAFA ,  único a vencer o desafio do circuito elétrico.
Mateus Lucas, aluno da EEPAFA , único a vencer o desafio do circuito elétrico

Além da exposição dos trabalhos os alunos da EEPAFA apresentaram a peça de teatro “ A liga da Ciências”, abordando a importância das ciências no nosso dia a dia.

Apresentação de Teatro pelos alunos da EEPAFA.

Segundo a professora de Química e Física Patrícia Cândida Assunção a feira permite ao estudante posicionar-se diante das constantes transformações tecnológicas presentes em nossa sociedade. Feliz com o sucesso do evento e com o entusiasmo e dedicação dos alunos, Patrícia disse que “esta foi a primeira de muitas outras feiras que iremos promover”.

Pais e várias pessoas da comunidade ferrense apoiaram e prestigiaram a Feira de Ciências. O sucesso alcançado só foi possível graças a presença e colaboração de todos!