Mudanças necessárias e realizadas com êxito

Após instituição pelo Governo de Minas Gerais do Regime Especial de Teletrabalho, como medida temporária de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da pandemia de doença infecciosa viral respiratória, causada pelo agente Coronavírus (COVID-19), tivemos a necessidade de reorganizar algumas atividades para orientação e acompanhamento remoto, de forma que não houvesse descontinuidade do trabalho, para que essas tarefas pudessem ser realizadas com toda segurança necessária aos envolvidos. Foi o caso das licitações de obra e Projetos de Incêndio, que são processos realizados pela Caixa Escolar, que abrangem ampla concorrência e que possuem especificidades para realização, necessitando o acompanhamento do Setor de Rede Física/DAFI.

Diante desta necessidade, foram elaboradas instruções para a Comissão de licitação realizar o processo com a participação presencial somente dos 3 (três) membros da comissão e a participação remota da Coordenadora, equipe da Rede Física da SRE Nova Era, empresas licitantes e demais interessados, e as reuniões de certame estão ocorrendo de forma virtual, por meio do google meet. 

A Presidente da Caixa Escolar, recebe previamente instruções para organizar o espaço e  os trabalhos dos membros da comissão, garantindo a estrutura de distanciamento social e higiene necessárias, determinadas pelos órgãos de saúde.

O certame tem acontecido seguindo todos os preceitos da legislação vigente, com muita transparência. As empresas participantes têm sido convidadas a se manifestar sobre a forma de realização de reuniões virtuais e a aprovação tem sido completa, inclusive por não terem de se deslocar para outras localidades para participar da reunião. A comissão de licitação tem participado também com aprovação, seguindo todos os cuidados necessários e têm se sentido seguros quanto à forma de organização e realização da licitação.

Percebemos que algumas mudanças na execução de tarefas,  antes realizadas presencialmente e com custos de deslocamento, alcançam a mesma eficiência, legitimidade às legislações vigentes, economicidade, praticidade. Mudanças positivas devem ser compartilhadas e agregadas!

“As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças.”

Charles Darwin – criador da teoria da evolução das espécies.

Licitação realizada pela Caixa Escolar Dr. Geraldo Parreiras/João Monlevade para prestação de serviço de elaboração e aprovação de projeto de levantamento de arquitetura e de projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico

Licitação realizada pela Caixa Escolar Coronel Francisco Rolla / São Domingos do Prata, para prestação de serviço de elaboração e aprovação de projeto de levantamento de arquitetura e de projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico

 
Por: Janet Mara Guimarães
 
 
 

 

 

SRE Nova Era
Rua Carlos Augusto Felipe, 71 - Serra
Nova Era/MG - 35920-000
sre.novaera.gab@educacao.mg.gov.br